Conversa Com Lula Tem Feito Bem ao Governador

Antônio Assis
0
Só o fato de ter ido a São Paulo, anteontem, encontrar-se com o ex-presidente Lula, fez bem ao governador Eduardo Campos. Ele estava muito tenso na véspera da viagem porque a versão que circulava em Pernambuco e em São Paulo é que ele havia rompido com o ex-presidente por causa da definição das chapas à prefeitura do Recife. O PSB não aceitou apoiar o senador Humberto Costa, com o PT rachado ao meio, e lançou o seu próprio candidato que é o ex-secretário Geraldo Júlio.

Essa seria a principal causa do distanciamento do governador do ex-presidente da República, mas existiriam outras duas contribuindo para isto. A primeira, a reaproximação dele do senador Jarbas Vasconcelos, uma das mais vigorosas vozes no Congresso de oposição ao PT, ao governo e à pessoa do ex-presidente. A segunda, o seu bem cuidado projeto de se candidatar a presidente da República em 2014 por uma frente de partidos que não contempla o PT. Isso teria contrariado Lula.

Essas versões ganharam corpo numa parte da mídia nacional que acompanha com muita atenção o rompimento do PSB com o PT, não apenas no Recife mas também em Fortaleza. Elas deixaram o governador profundamente incomodado porque a relação dele com Lula não se restringe apenas à esfera política. É sobretudo pessoal. Daí ele ter ido a São Paulo na última quinta-feira para dizer ao ex-presidente que a aliança do PSB com o PT está mantida, apesar do rompimento no Recife.

Acordo 1 - Eduardo Cam­pos saiu direto do Reci­fe Monte Hotel, na noite da última quinta-feira, após o lançamento da candidatura de Geraldo Júlio (PSB), para o apartamento de Sérgio Guerra. Lá, eles fecharam diversos acordos político no interior, mas não se entenderam sobre o Recife.

Acordo 2 - O governador fez um apelo ao dirigente tucano para afastar a candidatura de Daniel Coe­lho (PSDB) à prefeitura da capital. Não que acredite na vitória dele. Mas cinco ou 10% de votos que ele eventualmente possa ter, pode melar o projeto do PSB de ganhar no 1º turno.

Inaldo sampaio

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)