Vaticano Prende Mordomo do Papa Bento XVI Por Vazamento de Documentos Secretos

Antônio Assis
0

Época

A polícia do Vaticano prendeu, nesta sexta-feira (25) um homem identificado por fontes da Igreja Católica como o mordomo do papa, após descobrir que ele estava em posse de documentos secretos da Santa Sé. 

O Vaticano procura o responsável pelo vazamento de documentos confidenciais do papa Bento XVI, que revelam intrigas no Vaticano. Analistas consideram esse o maior vazamento de relatórios reservados do papa da história.

Segundo a Agência EFE, a prisão foi confirmada por um porta-voz da Igreja.Embora oficialmente o Vaticano não tenha revelado o nome do detido, fontes citadas pela imprensa italiana disseram que se trata de Paolo Gabriele, de 42 anos e considerado um dos membros da chamada “família do papa”. Gabriele é um romano que trabalha no apartamento papal desde 2006, após ter estado a serviço do prefeito da Casa Pontifícia, o arcebispo James Harvey.

Segundo a imprensa italiana, os policiais encontraram uma “grande quantidade de documentos reservados” na casa de Gabriele. Fontes do Vaticano, no entanto, temem que ele não seja o verdadeiro autor dos vazamentos, e sim um “bode expiatório”. 

O escândalo dos documentos secretos do papa começou quando uma rede de televisão italiana divulgou cartas destinadas a Bento XVI que falavam de “corrupção, prevaricação e má gestão” na administração vaticana. No meio de maio, um livro foi publicado com centenas de documentos, inclusive informações sobre a situação financeira da Igreja. O papa Bento XVI classificou o vazamento como “ato criminoso”. 

Foto: Alessandra Tarantino/AP
Bruno Calixto

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)