Pernambuco Vai Buscar Empresas Sustentáveis na Rio+20

Antônio Assis
0
Amanda Miranda 
NE10

Aproveitando a onda de investimentos para Pernambuco nos últimos tempos, o Governo do Estado vai à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, tentar atrair empresas sustentáveis. O Estado tem um estande no evento que acontece entre 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro, para discutir principalmente economia verde e governança.

Para estimular o empreendedorismo que respeite o meio ambiente, são oferecidos diversos benefícios, como a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de empresas que apresentarem projetos sustentáveis, além da redução de outros tributos federais. O governo também pode doar terrenos para a instalação dos empreendimentos ecológicos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Sérgio Xavier, equipes estarão na conferência explicando aos empresários como investir no Estado. 

Antes da Rio+20, um evento já aconteceu no Estado para discutir o aquecimento global. Como uma prévia do Rio Clima, o Pernambuco no Clima reuniu, entre 13 e 15 de abril, personalidades políticas e culturais para fundamentação de propostas para reduzir emissão de gás carbônico na atmosfera. "Precisamos de metas realistas que, ao mesmo tempo, avancem em relação às da ONU (a Organização das Nações Unidas)", apontou o secretário.

O Rio Climate Challenge (RCC), ou Rio Clima, é uma das atividades paralelas à conferência. O evento acontece entre os dias 14 e 17 de junho, contando com a participação do governador pernambucano Eduardo Campos na abertura.


COMEMORAÇÃO - A atuação pernambucana na Rio+20 foi anunciada pelo secretário Sérgio Xavier, nesta quinta-feira (31), na abertura do mês do meio ambiente. "Achamos um dia pouco e decidimos fazer um mês de comemorações", disse.

O secretário chamou atenção para a situação de vulnerabilidade de Pernambuco com o aquecimento global. "No litoral, temos o aumento do nível do mar. No semi-árido, a desertificação e a estiagem". Para ele, esse risco está entre os desafios da gestão estadual. Os outros são: incluir a população na conservação ambiental, reduzir as desigualdades sociais, fortalecer a economia e torná-la cada vez mais sustentável.

Ações governamentais de combate aos problemas ecológicos foram anunciadas por Sérgio Xavier. Além da criação de duas áreas de proteção integral em Floresta e Serra Talhada, ambas no Sertão, a promessa é instalar outras 15 na região do semi-árido.

A recuperação da faixa litorânea de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Paulista, todas na Região Metropolitana, também foi citada. "As obras em Jaboatão começam este ano. Nas outras, estão praticamente finalizadas".

DOIS IRMÃOS - A área de preservação do Parque Estadual Dois Irmãos, no bairro homônimo da Zona Norte, ganhará mais 774 hectares, segundo o secretário Sérgio Xavier. O espaço atual é de 373 hectares.

"Ficará equidistante de Camaragibe, Olinda, Paulista e do Centro do Recife", disse sobre a área que pertence ao Banco Central e ainda está em negociações. O prazo para a criação da Área de Proteção Integrada é no final de junho, quando acabam as comemorações do Mês do Meio Ambiente.

GREENPEACE - O início das celebrações, que vão desta sexta-feira (1º) até o dia 29, será com o navio sustentável do Greenpeace. Veja o vídeo em que Pedro Simões, representante da instituição, fala sobre a visita da embarcação ao Estado.

O navio está aberto à visitação do público no sábado (2) e no domingo (3), gratuitamente. De Pernambuco, ele segue para o Rio de Janeiro, pelo mar, para a Rio+20.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)