Metroviários de Pernambuco Ameaçam Radicalizar a Greve

Antônio Assis
0





















Leonardo Lucena_PE247 - “Se não houver avanço nas negociações até a próxima segunda-feira (28), vamos radicalizar a greve”. A declaração é do presidente do Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE), Lenivaldo José de Oliveira. De acordo com o sindicalista, caso o Governo Federal não atenda às reivindicações da categoria - aumento salarial em 5,13% e melhores condições de trabalho, principalmente na área de segurança -, os metroviários diminuirão mais ainda a frota de metrôs em circulação, a partir da próxima terça-feira (29).

“Fizemos uma reunião com o Ministério do Planejamento e a Secretaria Especial da presidência da República na quarta-feira passada (23), para chegar a um consenso, mas passaram quinta (24) e sexta-feira (25), e não tivemos retorno algum”, afirma o presidente do Sindmetro-PE, Oliveira.

Para Oliveira, o problema está no governo, que não se mostra disposto a atender aos pedidos dos sindicalistas, porque, segundo ele, a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) – Superintendência de Trens Urbanos do Recife está subordinada ao Ministério do Planejamento. “Saímos do encontro esperançosos, mas, pelo visto, não adiantou muita coisa”, acrescenta.

No entanto, o Tribunal Regional do Trabalho de Pernambuco (TRT-PE) ordenou que o Sindmetro-PE mantesse 50% da frota de veículos em pleno funcionamento nos horários de pico, das 5h às 8h e das 17h às 20h, e de 30% nos outros horários. Em caso de descumprimento, a categoria seria multada em R$ 5 mil por dia. “Também não podemos nos submeter a tudo. Temos a nossa autonomia”, conclui Oliveira.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)