Foto: Rogério Cassimiro/Especial para o JC
Jamildo
Na nova prévia petista, realizada no próximo dia 3, será utilizada a lista de filiados aptos a votar defendida pelo deputado federal Maurício Rands, ou seja, com 20.131 pessoas. A confusão envolvendo a relação foi um dos motivos que fez a Executiva Nacional intervir no processo municipal.
Entre o sábado (19) e o domingo (20) - dia da primeira eleição interna -, três liminares foram expedidas pela Justiça. Na primeira, a pedido do prefeito João da Costa, todos os 33 mil filiados do PT no Recife, mesmo os que não tinham quitado seus pagamentos no prazo estabelecido, receberam o direito de votar. Na segunda, Rands garantia que apenas os 20 mil que constavam em uma lista elaborada pela direção local e aprovada pela nacional podiam participar do pleito. Por fim, na terceira, Costa conseguiu derrubar o apelo de Rands.
Segundo o presidente do PT em Pernambuco, Pedro Eugênio, além dos 21.131 filiados aptos a votar, quem conseguir provar, nas mesas de votação, que está quite com as contribuições para a legenda, também terá direito de participar do pleito.
A ideia de realizar uma nova prévia partiu do secretário nacional de Organização, Paulo Frateschi. De acordo com ele, caso ocorra um acordo entre os dois candidatos, a realização do novo pleito interno será cancelada. Na primeira prévia, João da Costa venceu com 553 votos de diferença.