Poder e Política na Semana – 30.abr a 6.mai.2012

Antônio Assis
0
Fernando Rodrigues

Por causa do feriado de 1º de Maio, que cai na 3ª feira, Brasília trabalhará menos que de costume. Mas com a CPI do Cachoeira em curso, deputados e senadores serão constrangidos a aparecer no Congresso, algo raro quando há feriadão.

Na 4ª feira (2.mai.2012), o relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-MG) deve anunciar como serão organizados os trabalhos da comissão.

Na 5ª (3.mai.2012), outro fato ligado ao caso Cachoeira, mas não à CPI: será apresentado no Senado, relatório preliminar sobre a investigação que apura possível quebra de decoro por parte do senador Demóstenes Torres (ex-DEM), um dos políticos ligados a Cachoeira. Demóstenes pode perder o mandato.

A presidente Dilma, por sua vez, passa o feriadão em Brasília. Na 2ª feira (30.abr.2012), ela estará no Palácio do Planalto para “despachos internos”. Na 3ª, feriado (1º de Maio) ela deve ficar na capital. Na 6ª feira (4.mai.2012), Dilma deve ir a Salvador para inaugurações. Há ainda expectativas sobre o possível veto que ela dará ao projeto de reforma do Código Florestal aprovado na Câmara dos Deputados.

Lula estará no Rio. Na 5ª feira (3.mai.2012), participa de seminário sobre a África no BNDES. Na 6ª feira (4.mai.2012), recebe títulos de doutor honoris causa de 5 universidades: UFRJ, Uerj, da Unirio, da UFF e da UFFRJ.

Nesta semana pode também haver novidades sobre o mensalão. Na 4ª feira (2.mai.2012), o STF deve começar a discutir como será o julgamento do caso.

No domingo (6.mai.2012), acontece o 2º turno da eleição presidencial francesa. O favorito, que venceu o 1º turno, é o candidato desafiante, François Hollande, do partido socialista. Seu oponente é o atual presidente Nicolas Sarcoky.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)