PE247 - Pernambuco receberá um financiamento de US$ 100 milhões para o combate à pobreza rural. O recurso virá do Banco Mundial (BIRD), em contrato autorizado pelo Senado Federal na quarta (18). No acordo, ficou acertado que o Estado entrará com contrapartida de trinta e cinco milhões de dólares e os destinatários dos recursos, com parcelas entre 10% a 50%.
A ideia é que os recursos beneficiem os projetos assinados por associações de produtores rurais, através de contratos previstos para o começo do próximo mês. O dinheiro deverá viabilizar infraestruturas sociais (cisternas e pequenos sistemas de abastecimento d'água) e infraestruturas produtivas (energia elétrica para projetos agropecuários).
O investimento surge em uma época estratégica, já que a zona rural da região vem enfrentando graves problemas devido à severa estiagem dos últimos tempos.
A permissão do acordo via o Senado foi aprovado, em primeiro tempo, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), comandada pelo senador Delcidio Amaral (PT/MT) e, em seguida, o Plenário bateu o martelo.