ESCOLA NO ENGENHO MARANGUAPE E CONTEMPLADA PELO PRONATEC

Antônio Assis
0
Alunos dos 2º ou 3º anos do ensino médio de escolas públicas ou particulares (desde que sejam bolsistas integrais), poderão concorrer a uma das 4.132 vagas em 33 cursos técnicos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec 2012).
Os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão (IF Sertão Pernambuco). As vagas serão distribuídas em 15 municípios do Estado.
Para concorrer a um dos cursos, os interessados devem fazer uma pré-matrícula nas escolas listadas logo abaixo. A seleção será feita por ordem de inscrição de acordo com a quantidade de vagas oferecidas para cada curso. Após isso, o candidato deverá efetivar a matrícula na instituição onde é oferecido o curso escolhido, no caso Senac, Senai, IFPE ou IF Sertão Pernambucano.
Os cursos terão duração mínima de um ano e os alunos ainda terão uma espécie de assistência estudantil que garantirá alimentação e transporte, além de ter todo material didático grátis. Em algumas das modalidades, os estudantes serão encaminhados para estágios ligados a área do curso em que estão matriculados. “É importante que os estudantes façam o estágio porque além da vivência profissional é uma porta para o mercado de trabalho”, diz Ana Moraes, Diretora de Educação do Senac.
Entre os cursos oferecidos há oportunidades para técnico em enfermagem, eletrônica, eletrotécnica, automação industrial, redes de computadores, telecomunicações, edificações, segurança no trabalho, logística, eletromecânica, produção de moda, manutenção automotiva, vestuário, refrigeração e climatização, química, têxtil, administração, alimentos, guia de turismo, design de interiores, técnico em rádio e TV, secretariado, serviço de restaurante e bar, contabilidade, estética podologia, logística, técnico em informática, técnico em meio ambiente, técnico em redes de computadores.
Segundo o Secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes, os cursos oferecidos estão alinhados com o que o Estado necessita devido aos novos empreendimentos e grandes eventos que devem chegar nos próximos anos, como a Copa 2014. “Temos cursos tradicionais, já consolidados que atendem a demanda e oferta do mercado”, comenta o secretário.
As pré-matrículas devem ser feitas a partir desta quarta-feira (29) até o próximo dia 09 de março. Para se inscrever é necessário que o interessado esteja cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio da rede pública ou que seja bolsista integral de escolas particulares. Mais informações no www.pe.senac.br, www.ifpe.edu.br ou www.senai.br/pronatec.
Municípios e escolas onde devem ser feitas as matríulas
Altinho - Escola Prof. Francisco J. Barros Correia
Cabo de Santo Agostinho – Escola Pastor José Florêncio Rodrigues
Carnaubeira da Penha – Escola Estadual Professor Aureliano Gonçalves
Caruaru – Escola Arnaldo Assunção
Floresta – Escola Capitão Nestor Valgueiro De Carvalho
Garanhuns – Escola Francisco Madeiros
Goiana – Escola Augisto Gondim
Limoeiro – Escola Dr. Sebastião Vasconcelos Galvão
Ouricuri – Escola Fernando Bezerra
Paulista – Escola Maestro Nelson Ferreira
Petrolina – Escola Clementino Coelho ou Escola Otacílio Nunes de Souza
Recife – Ginásio Pernambucano (Aurora), Escola Sizenando Silveira, Ginásio Pernambucano (Hospício)
Santa Cruz do Capibaribe – Escola Luiz Alves da Silva
Timbaúba – Escola de Timbaúba
Vitória de Santo Antão – José Joaquim da Silva Filho

Folha de Pernambuco

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)