Dilma deve trocar mais dois ministros

Antônio Assis
0
A presidente Dilma deve substituir os ministros do Trabalho e dos Transportes, para re-acomodar aliados do PDT e do PR nas duas pastas respectivamente. Através das ministras Ideli Salvatti e Gleisi Hoffmann, Dilma já iniciou conversações com representantes do PR, como o líder do partido na Camara, Lincoln Portela, e também com o presidente do PDT, Carlos Lupi.
As articulações devem ser retomadas esta semana, com o fim do recesso prolongado de carnaval. Os dois cargos estão ocupados por interinos desde que os titulares das pastas deixaram o governo após denúncias de irregularidades. 
No caso do Trabalho, estão cotados no PDT, o secretario-geral Manoel Dias e o deputado Vieira da Cunha (RS). Neste caso a solução está mais próxima que no PR, que tem dificuldades para emplacar um nome que agrade a presidente, caso do ex-líder da bancada da Camara, Luciano Castro. Dilma preferiria o senador Blairo Maggi para o posto, mas ele descarta. O partido deve se reunir esta semana para discutir a questão. 
O PR deixou a base aliada de Dilma após o episódio da demissão de Alfredo Nascimento, mas nunca assumiu uma postura de oposição. Maggi foi um dos integrantes da legenda a exigir que o partido cumprisse uma espécie de quarentena antes de voltar formalmente ao primeiro escalão. A proximidade das eleições municipais, no entanto, faz com que a retomada da pasta se torne estratégica para o PR.
Christina Lemos

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)