Presidente da Casa da Moeda é exonerado

Antônio Assis
0
247 - A presidente Dilma Rousseff publicou nesta segunda-feira (30), no "Diário Oficial da União", a exoneração do presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci Martins.

Denucci, foi demitido no sábado por suspeita de receber propina de fornecedores do órgão via duas empresas no exterior em seu nome e da filha.

A Casa da Moeda, que foi fundada em 1694, é ligada ao Ministério da Fazenda. Assumirá a Presidência da Casa da Moeda interinamente o diretor de Tecnologia da empresa pública, Carlos Roberto de Oliveira.

Indicado para o cargo pelo PTB em 2008, Denucci já foi delegado do Banco Central em São Paulo e trabalhou na Superintendência de Seguros Privados (Susep), na Brasilcap, na Brasil Saúde Cia. de Seguros e, também, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A Junta Comercial de Miami, nos EUA, confirma a criação das duas empresas: a Helmond Commercial LLC, em nome do próprio Denucci, e a Rhodes INT Ventures, em nome da filha, Ana Gabriela.

Nos últimos três anos, essas empresas teriam recebido U$ 25 milhões de operações financeiras no exterior, segundo um relatório da WIT, companhia especializada em transferência de dinheiro com sede em Londres.

A WIT aponta que os valores são oriundos de pagamento de comissão feito por dois fornecedores exclusivos da Casa da Moeda, equivalente a 2% dos contratos firmados.

Procurada, a WIT diz ter sido contratada para realizar as transações por Jorge Gaviria, advogado em Miami e procurador dos Denucci.

O ex-presidente da Casa Civil nega as acusções.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)