Londres sob Atenção

Antônio Assis
0
Cassius Oliveira_247 - Enquanto a cidade de Londres faz contagem regressiva para os Jogos Olímpicos, o goveno britânico está em alerta devido a um grande problema: a poluição. O ar da capital britânica é um dos mais poluídos do mundo e pode ser prejudicial ao desempenho dos atletas durante os Jogos. Segundo especialistas ouvidos pelo jornal The Independent, uma inversão de temperatura durante a competição poderia expor os atletas a uma quantidade de gases tóxicos exagerada, que causaria sérios problemas de respiração.

A cidade, com 7,5 milhões de habitantes, tem a pior ficha entre as capitais europeias quanto ao poluente dióxido de nitrogênio e uma das piores quanto a perigosas partículas suspensas no ar. Segundo o Independent, o problema é o acúmulo de dióxido de nitrogênio (NO2) e de ozônio. No atleta, a combinação destas duas substâncias pode prejudicar o desempenho físico e causar sintomas como irritação pulmonar, dores no peito e perda de fôlego. De acordo com especialistas consultados pelo jornal, os competidores do atletismo e do ciclismo seriam os mais atingidos por este problema.

Em avaliação da organização não-governamental Soot Free for the Climate, que fez um ranking com as cidades mais ecológicas da Europa, Londres ficou entre as sete que receberam a pior pontuação, com nota F. Nove pontos foram avaliados (veja no gráfico).

O governo britânico está criando planos para melhorar a qualidade do ar e evitar epidemias durante os Jogos. Com o aumento de visitantes na cidade, as autoridades temem que haja uma epidemia de doenças contagiosas na cidade durante os próximos meses. A Agência de Proteção à Saúde de Londres reforçou o alerta aos profissionais da área de saúde e criou um sistema de monitoramento nos hospitais. O objetivo é que os médicos identifiquem os primeiros sinais de enfermidades e consigam contê-las a tempo, para que não se manifestem em outros pacientes.

A fim de melhorar a qualidade do ar, os londrinos estão fazendo testes com uma espécie de "cola mágica" contra a poluição. Durante seis meses, até o início dos Jogos Olímpicos, um veículo especial vai aspergir sobre 15 ruas específicas uma solução de acetato de magnésio de cálcio, que tem o curioso efeito de atrair partículas de poeira fina em suspensão e prendê-las ao asfalto. Uma vez capturada, a poeira pode ser recolhida pelo movimento contínuo dos pneus de carros ou lavadas pela chuva. A "cola" pode reduzir a concentração de partículas de poeira no ar em até 10%.

A China passou pelo mesmo problema em 2008, quando meses antes dos jogos de Pequim os níveis de poluição da cidade bateram recordes. O governo tomou medidas drásticas: reduziu a circulação de veículos e fechou fábricas durante os Jogos. O problema que se repete agora em Londres também serve de alerta para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)