Governo oficializa expansão de cartão da Defesa Civil

Antônio Assis
0
Iara Lemos
Do G1, em Brasília

O Ministério da Integração Nacional oficializou, na tarde desta terça-feira (31), a expansão do Cartão de Pagamento de Defesa Civil para todos os municípios brasileiros que estejam em situação classificada como de emergência ou calamidade. O lançamento do cartão foi feito por meio de uma parceria do ministério com o Banco do Brasil.
Segundo o ministro, a Integração irá emitir o cartão para todos os municípios brasileiros afim de facilitar a liberação de recursos quando for confirmada a situação de calamidade. "Vamos emitir nos próximos 90 dias e cada município vai ter o seu cartão próprio. Na ocorrência de fatalidade, é só carregar. Na medida em que o cartão é usado, aparece [o gasto] no Portal da Transparência".
saiba mais
Governo anuncia 3 mil novas casas para atingidos por chuvas
O cartão, lançado em agosto de 2011, viabiliza as despesas com ações de socorro e assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais de municípios e estados em situações críticas, que já foram reconhecidas pela Defesa Civil Nacional. Os recursos utilizados no cartão são repassados pelo governo federal.
O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, pediu que os prefeitos e parlamentares estimulem municípios e estados a utilizarem o cartão. "Como uma medida correta, de boa aplicação dos recursos. Estou fazendo uma peregrinação a fim de pedir isso [utilização do cartão]", afirmou.
O diretor de governo do Banco do Brasil, Paulo Ricci, afirmou que o cartão facilita a liberação de recursos em momentos "importantes para a sociedade". "Mesmo não querendo que ele [cartão] tenha sua necessidade, estaremos preparados para imediatamente disponibilizarmos os recursos em parceria com o Ministério da Integração, levar isso [recurso] de forma muito rápida", afirmou.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)