Paulista realizará mutirão de Saúde da Mulher com previsão de até 800 inserções do contraceptivo Implanon

 

por Cátia Oliveira

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, de 1º a 10 de julho, um mutirão para inserção do contraceptivo Implanon em mulheres de 14 a 35 anos. O procedimento será realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alexandre Ramos de Santana (antiga USF Aurora, localizada na Rua da Aurora, 995, bairro de mesmo nome) e na Policlínica José Correia Mandu (situada na Avenida B, s/n, no bairro de Maranguape II).

Para a inserção do Implanon, será necessária a realização prévia de triagem e avaliação do público elegível para a utilização do implante. A triagem acontece de 25 a 30 de junho, das 8h às 16h. No sábado o atendimento segue até as 12h, não ocorrendo no domingo. Na ocasião, as interessadas responderão a um questionário e passarão por avaliação da equipe de saúde. As mulheres consideradas aptas serão cadastradas e agendadas para a inserção do implante contraceptivo subdérmico durante o mutirão.

A triagem, tanto por indicação médica quanto por demanda espontânea, será realizada em três unidades de saúde da rede municipal. Entre as unidades estão as policlínicas José Correia Mandu (localizada na Avenida B, s/n, no bairro de Maranguape II) e Adolpho Speck (situada na Rua Mimoso, 35, em Arthur Lundgren I), além da Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no Centro da cidade. A iniciativa visa oferecer orientação ao público feminino para a realização do procedimento com o implante subdérmico.

Para acessar os locais de triagem, tanto mulheres em situação de vulnerabilidade social quanto o público feminino em geral, de 14 a 35 anos, deverão estar de posse de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.

O Implanon é um método contraceptivo moderno, seguro e de longa duração e, conforme a superintendente de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde do Paulista, Alice Amaro, a expectativa é realizar até 800 implantações durante o mutirão, de acordo com a demanda e a elegibilidade das participantes.

Alice Amaro explica que o anticoncepcional, incorporado pelo SUS, é um pequeno implante inserido sob a pele do braço, responsável pela liberação contínua do hormônio.

“O Implanon, conhecido popularmente como chip anticoncepcional, é um implante hormonal que, após ser inserido sob a pele do braço, passa a liberar o hormônio etonogestrel, responsável por impedir a ovulação e, consequentemente, a gravidez. O método possui duração de até três anos, eficácia superior a 99% e reduz significativamente as chances de falha por esquecimento em relação às tradicionais pílulas anticoncepcionais. Além disso, ele é totalmente reversível, permitindo que a fertilidade da mulher seja restabelecida após sua retirada”, pontuou.

De acordo com a superintendente, a proposta do mutirão ocorre após a conclusão da capacitação de médicos e enfermeiros para a realização dos procedimentos de inserção e retirada do contraceptivo subdérmico.

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde do município, reforça que a iniciativa integra as ações de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde da Mulher e do planejamento reprodutivo, garantindo atendimento qualificado, ampliação do acesso aos métodos contraceptivos e oferta gratuita do implante hormonal.

Foto: Imagem gerara por IA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA À IMPRENSA

Nota Oficial - MPPE

Nota à Imprensa