No Carnaval do Recife, tecnologia conectou foliões e ampliou a experiência

Durante o período de folia, foram enviadas mais de 4,8 milhões de mensagens pelo Conecta Zap. Já o Conecta Folião registrou mais de 396 mil acessos, apresentando informações sobre shows, serviços essenciais, opções de transporte público, entre outras

O Carnaval do Recife 2026 mostrou que a folia também se vive no digital. Com duas grandes iniciativas — o Conecta Recife, transformado em rede social do Carnaval (Conecta Folião), e o Conecta Zap Carnaval, canal oficial da festa no WhatsApp — a Prefeitura do Recife ampliou o acesso à informação, fortaleceu conexões entre foliões e levou a experiência da festa para além das ruas.

Durante o período carnavalesco, o atendimento oficial do Carnaval no WhatsApp registrou 4.889.049 mensagens enviadas, consolidando o canal como uma das principais portas de entrada para informações, serviços e conteúdos da folia. Por meio do Conecta Zap Carnaval, o público teve acesso à programação completa de todos os polos, pôde montar roteiros personalizados, acompanhar transmissões ao vivo dos shows, ativar alertas de artistas favoritos e localizar serviços essenciais, como banheiros químicos, postos médicos e opções de transporte público.

O uso da inteligência artificial foi além da identidade visual no Carnaval do Futuro. A ação no WhatsApp também se destacou pelo uso de IA, que permitiu um atendimento automatizado, ágil e intuitivo, além da possibilidade de interação por mensagens de áudio, facilitando o acesso à informação e simplificando a experiência do usuário. A iniciativa aproximou ainda mais a gestão municipal do público e garantiu que informações oficiais chegassem de forma rápida, prática e confiável aos foliões, tanto para quem estava nas ruas quanto para quem acompanhava o Carnaval à distância.

CONECTA FOLIÃO COM RESULTADO EXPRESSIVO - Já o Conecta Folião apresentou resultados expressivos ao se firmar como uma verdadeira rede social do Carnaval do Recife. A plataforma registrou 396 mil acessos, realizados por 174 mil usuários, evidenciando o alto engajamento do público com a proposta de viver a folia também no ambiente digital. Desse total, mais de 15 mil foliões criaram o Perfil do Folião, personalizaram suas agendas, interagiram com a plataforma e realizaram conexões ao longo do período carnavalesco — um resultado considerado bastante positivo pela gestão, por se tratar da primeira vez que a Prefeitura do Recife apostou nesse tipo de funcionalidade durante o Carnaval.

A iniciativa também reforçou o alcance global do Carnaval do Recife, com acessos registrados a partir de dezenas de países diferentes, principalmente de pessoas que utilizaram a plataforma para consultar a programação oficial e assistir às transmissões ao vivo dos shows, conectando quem vivia a festa nas ruas da cidade a públicos de diversas partes do mundo.

Para o secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha, os resultados comprovam o papel da tecnologia como aliada da cultura e da experiência do público. “O Carnaval do Recife mostra que tradição e inovação podem caminhar juntas. Ao integrar serviços, informação, interatividade e conexão humana em plataformas digitais acessíveis, conseguimos ampliar vivências, aproximar pessoas e levar a experiência da nossa maior festa para além das ruas. É a tecnologia a serviço da cultura, da organização da cidade e das pessoas que fazem o Carnaval acontecer”, destaca.

TRANSMISSÃO DA PROGRAMAÇÃO - Além das ações digitais voltadas à interação e ao acesso à informação, a cobertura audiovisual do Carnaval 2026 também teve papel central na ampliação do alcance da festa. Por meio da TV Conecta Recife, a Prefeitura realizou uma cobertura ao vivo do principal polo do Carnaval, o Marco Zero, e de polos descentralizados, somando 48 horas de transmissão em tempo real ao longo dos seis dias de folia.

Todo o conteúdo gerado pelas transmissões — captado por 15 câmeras, com transmissões, reportagens e produções para redes sociais — e também pela publicações nas redes sociais oficiais da Prefeitura alcançaram mais de 149 milhões de visualizações nas mídias digitais institucionais, um crescimento de 11% em relação a 2025, com audiência registrada em 82 países, como Portugal, Estados Unidos e Argentina.

Ao todo, foram transmitidos 24 shows ao vivo, realizadas 38 entrevistas com artistas, autoridades e organizadores, além da produção de 32 reportagens especiais, reforçando o papel da TV Conecta como vitrine do Carnaval do Recife para o Brasil e para o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Paulista, Ramos define turismo como uma das prioridades no programa de governo

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI

OPERAÇÃO UNBLOCK