Incidente reforça importância de educação ambiental do EVMar
Depois do incidente envolvendo um tubarão, registrado quinta-feira (29), na Praia del Chifre, em Olinda, voltou a chamar atenção sobre o histórico relacionado a esses animais marinhos do litoral pernambucano. O episódio reforça o alerta para a importância da prevenção e da educação ambiental, ações já desenvolvidas pelo Espaço Vida Marinha (EVMar), equipamento da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.
A educação ambiental voltada à prevenção de incidentes com animais marinhos é uma ação permanente em Jaboatão dos Guararapes. Desde 2024, o município conta com o EVMar, localizado na orla do município, na Praia de Piedade. Aberto ao público, o espaço dispõe de uma equipe qualificada que orienta moradores e visitantes sobre as espécies marinhas da região, com atenção especial aos tubarões.
O trabalho desenvolvido no EVMar integra o Plano de Educação ambiental para Segurança Aquática e Prevenção de Incidentes com Tubarões em Pernamuco (PEAST-PE) e as ações do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit-PE). Por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, o município promove ações contínuas de sensibilização sobre segurança aquática e convivência responsável entre o ser humano e o meio ambiente marinho.
Com foco permanente na prevenção de incientes com turbarões, o EVMar realzia exposições educativas e ações diretamente na faixa de areia, em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), os projetos Nós e Tuba (UFRPE) e Prosa (UPE) e, mais recentemente, o grupo Tubarões sem Mistério (LeAqua/UFRPE). As atividades incluem orientações sobre primeiros socorros em casos de encontro com grandes animais marinhos e o uso de tecnologia imersiva, que permite ao público vivenciar, de forma educativa e segura, a experiência de mergulhar com os tubarões.
.jpg)

Comentários
Postar um comentário