Professor da UFPE lança livro sobre cotidiano militar e administrativo do governo de Nassau

Antônio Assis
0
Trata-se do primeiro trabalho utilizando-se das fontes holandesas do IAHGP após um hiato de anos

O professor Rômulo Xavier, do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lançou o livro “Pelo Lucro da Companhia – Uma breve história do Brasil holandês em três atos (1630-1640)”, em que fala sobre a presença holandesa no País, especialmente em Pernambuco, a partir da documentação compilada em fins do século XIX pelo jurista José Hygino Duarte Pereira. A publicação pode ser comprada pelo site da Editora Cancioneiro ou na Livraria da Praça (Praça de Casa Forte, 454).

“Trata-se do primeiro trabalho utilizando-se das fontes holandesas do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) após um hiato de anos dos trabalhos de José Antônio Gonsalves de Mello e Evaldo Cabral de Mello. Nele, eu trato da questão do cotidiano militar e de problemas administrativos no governo de (Maurício de) Nassau. Depois, essas questões foram desenvolvidas em teses por mim e outros historiadores”, afirma o professor Rômulo Xavier, que explica que o livro é uma atualização da dissertação que ele defendeu no Mestrado em História.

No texto de apresentação da obra, o professor da Universidade de Pernambuco (UPE) Bruno Augusto Dornelas Câmara comenta: “A administração do Conde Maurício de Nassau sempre foi vista pela historiografia tradicional como uma espécie de ‘era de ouro’ da conquista holandesa no nordeste brasileiro, onde relativa paz e harmonia reinaram entre conquistados e conquistadores. Longe desse estereótipo, o historiador Rômulo Xavier analisa minuciosamente, a partir de vasta documentação, o cotidiano da guerra, a difícil manutenção de tropas e víveres, as tensões entre a população local e as autoridades da Companhia das Índias Ocidentais, entre outros problemas da administração holandesa das possessões conquistadas”.

Mais informações
Professor Rômulo Xavier

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)