João Vitor Pascoal
Diário de Pernambuco
Com data-limite marcada para o dia 24 de junho, a elaboração dos Planos Municipais de Educação em Pernambuco ainda caminha a passos lentos. De acordo com dados atualizados ontem pelo site Planejando a Próxima Década, do Ministério da Educação (MEC), somente Caruaru, Chã de Alegria, Gravatá, Panelas e São Bento do Una - entre os 184 municípios do estado - estão com o plano sancionado, e portanto, pronto para ser colocado em prática. O número de municípios com o plano concluído deve aumentar nos próximos dias, já que outras sete prefeituras já estão com a lei do plano de educação aprovada - à espera da sanção - e outros 39 já enviaram o projeto de lei para as câmaras de vereadores. No entanto, 110 municípios sequer têm um projeto de lei elaborado, faltando 19 dias para o término do prazo.
Apesar disso, de acordo com a coordenadora de Educação da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Sandra Marquim, a tendência é que a maioria dos municípios do estado consiga cumprir o prazo. Ela explica que a situação do estado está entre as melhores do Brasil, com todos os municípios com o processo já iniciado e aponta que a etapa que tem gerado mais dificuldades é a escuta da sociedade civil.
“Há a necessidade de uma articulação com diversos setores da sociedade, não é tão simples pensar a educação para os próximos dez anos”, justifica. Ainda de acordo com a coordenadora, a União de Dirigentes Municipais de Educação em Pernambuco (Undime) tem fornecido apoio técnico gratuito às prefeituras visando a elaboração correta dos planos.