Programa Olhar Paulista visa evitar a evasão escolar e garantir um melhor aprendizado
Imprensa - Prefeitura de Paulista
Através de um projeto pioneiro na cidade, a Prefeitura do Paulista passa a entregar gratuitamente óculos de grau para os alunos da rede municipal de ensino. O programa Olhar Paulista é uma parceira entre as secretarias de Saúde e de Educação da cidade e visa atender cerca de 9.725 estudantes com idades entre 6 e 12 anos. Serão oferecidos exames gratuitos de visão e, caso haja necessidade, os óculos de grau serão doados aos alunos diagnosticados com problemas de vista. A iniciativa é tem o objetivo de evitar a evasão escolar, melhorando o aprendizado nas escolas.
O programa é dividido em três fases. Na primeira, os professores e gestores das 62 escolas municipais foram capacitados por oftalmologistas vinculados à Prefeitura do Paulista e fizeram o trabalho de triagem com os estudantes. Neste momento foram identificadas crianças com possíveis problemas de visão.
Os primeiros beneficiados pelo programa Olhar Paulista foram os estudantes das escolas Ministro Marcos Freire, localizada no bairro de Maranguape I, e Paulo Freire, que fica no Conjunto Beira Mar, Janga. Na próxima sexta-feira (27.03), será a vez das crianças matriculadas na Escola Municipal Terezinha Camarotti, no bairro da Miruieira, realizarem o exame de visão.
Os alunos que necessitarem de óculos poderão escolher entre quatro tipos de armação. A expectativa da Prefeitura do Paulista é de que até o final deste mês de abril todos os alunos que precisarem das lentes corretivas já estejam com seus óculos.
De acordo com o secretário de Saúde do Paulista, Alberto Lima, os exames de visão podem identificar não só a dificuldade de enxergar, mas também doenças mais graves como glaucoma, hipertensão, além de desvio nos olhos. “Aqueles que precisarem de óculos receberão e os que necessitarem de outros procedimentos, como cirurgias também serão encaminhados para o procedimento”, ressaltou.
CEVIPE - Serviço oftalmológico gratuito, o Centro de Visão de Pernambuco foi reativado pela Prefeitura do Paulista no ano passado após passar mais de dois anos sem funcionar depois que a empresa que prestava serviço à prefeitura encerrou o contrato com a antiga gestão. O contrato entre a atual administração do Paulista e o Cevip prevê a realização de 2.400 consultas e até 4 mil exames por mês, beneficiando toda a população da cidade. No local haverá atendimento para crianças a partir dos 5 anos de idade, com oftalmologistas especialistas em diversas áreas. Para ter acesso às consultas com dia e hora marcados, o paciente deve buscar um encaminhamento junto a uma Policlínica ou uma Unidade de Saúde da Família (USF). Os atendimentos do Cevip serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. O centro de visão está ligado à renomada clínica de oftalmologia Santa Luzia.