Rodos, pincéis, tintas e muita disposição. Neste sábado (17), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, promoveu um mutirão de pintura de diversas casas do Córrego do Balaio, em Guararapes. A iniciativa, que mobilizou servidores, voluntários e os moradores, ocorreu pelo Programa Periferia Viva, do Governo Federal, dentro do Novo PAC. Os trabalhos foram acompanhados pelo prefeito Mano Medeiros, que visitou a localidade acompanhado da gestora do Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS) do município, Andréa Medeiros.
O Periferia Viva trabalha a urbanização da comunidade, para isso são desenvolvidas uma série de atividades de identificação e sensibilização dos moradores. Entre os pilares do programa, estão a pavimentação, drenagem, proteção de barreira, saneamento e distribuição de água. Na ação tática de hoje, a pintura das fachadas das residências. De um total de 209 casas identificadas pela gestão municipal no Córrego do Balaio, 140 famílias se cadastraram para dar nova cara aos muros e paredes das suas casas.
Na visão do prefeito Mano Medeiros, a ação traz maior dignidade para os moradores. "Trabalhamos um conceito de fortalecimento do pertencimento ao território em que vivem. Aqui é um ponto inicial para as obras estruturantes que a localidade irá receber, sendo uma área estratégica do município, ao lado do Parque Nacional do Monte dos Guararapes", disse o prefeito.
Para a gestora do PPS, Andréa Medeiros, essa ação promovida hoje tem toda interface com as iniciativas de políticas sociais que a Prefeitura já executa. "São atividades como essa que dão dignidade aos moradores de Jaboatão. Que mostram que aqui temos um povo guerreiro, que enfrenta as dificuldades e se dá as mãos para construir um futuro melhor. E nós, da Prefeitura do Jaboatão, na gestão do prefeito Mano Medeiros, somos parceiros e somamos esforços para entregar projetos como esse do Periferia Viva que vai transformar totalmente a realidade dessas famílias do Córrego do Balaio", relatou Andréa.
Presente na atividade deste sábado, o gestor do Parque do Monte dos Guararapes, o coronel do Exército Brasileiro, Fábio Menezes, lembrou como era a comunidade anos atrás. "Um ambiente muito esquecido, mas com a chegada da Prefeitura com muita força e presença desde a gestão do prefeito Mano, e em parceria com a gente, começamos a identificar os problemas junto à população. Desse trabalho da gestão municipal solicitando recursos para uma ação urbanística, começamos a receber aqui desde o ano passado esse programa do Governo Federal, o Periferia Viva, trabalhando de mãos dadas com os moradores, o município e o parque histórico", observou o militar.
Entre os muitos moradores que tiraram o sábado para dar uma cara nova às residências estava Antonieta Regina dos Santos, que mora no Córrego do Balaio desde que nasceu, há 65 anos. "Fui criada aqui e tenho muita honra de morar aqui. Muito boa essa proposta e espero que venham muitas outras para melhorar nossa comunidade", disse.
