Chegou a hora para os estudantes do Jaboatão dos Guararapes, Luiz Miguel e José Arthur, embarcarem para a Inglaterra. Os dois jovens conquistaram os melhores resultados na prova de inglês que avaliou os conhecimentos de alunos do 9º ano das escolas municipais de tempo integral do município. O intercâmbio de 15 dias no país europeu integrou o programa “Jaboatão Expande Horizontes 2025”, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com a Editora Futura.
Na tarde deste sábado (17), horas antes do embarque, os dois jovens de Jaboatão, suas famílias e a equipe de gestão da Secretaria de Educação participaram de uma cerimônia de integração com estudantes de outros municípios de Pernambuco e do Brasil, que também realizaram concursos da empresa de educação para selecionar os alunos com os melhores conhecimentos na língua inglesa.
Segundo a secretária de Educação do Jaboatão dos Guararapes, Mônica Andrade, "a viagem é uma conclusão de um ano com um grande investimento da Prefeitura para melhorar a proficiência no inglês para esses estudantes do 9° ano das escolas de tempo integral. Essa viagem tem o propósito, como o nome já diz, de expandir os horizontes, acreditando na educação para que nossos alunos tenham um grande futuro", afirmou.
Ansiosos com a proximidade do embarque, os dois jovens não escondiam o nervosismo pela viagem. Para Luiz Miguel, que fez o 9° ano na Escola Bartolomeu de Gusmão e ficou em primeiro lugar na prova do concurso, este é um dos melhores momentos da sua vida. "Sei que essa viagem será uma virada de chave na minha vida e que vai definir muito quem eu serei no futuro. Mas ainda estou processando tudo, pois é inacreditável", afirmou.
Já José Arthur, que fez o último ano do fundamental na Escola Municipal de Tempo Integral São Sebastião, deixou claro o misto de emoções para essa experiência. "É um pouco de tudo, medo, animado, feliz. Não tem como dizer uma emoção só para uma situação dessas. Não acreditava muito que poderia passar para esse intercâmbio, mas para mim a prova foi bem fácil", disse o adolescente, que já tinha um bom conhecimento do inglês por meio de filmes, seriados e jogos.
Os vencedores, que estão levando a bandeira de Jaboatão dos Guararapes na mala, ficarão no país da Europa até o dia 1º de fevereiro de 2026.
