A história da Câmara e documentos premiados do seu acervo também estão em destaque
Como parte das comemorações dos 200 anos da Câmara dos Deputados, foi publicada, nesta semana, a página especial (hotsite) dedicada aos dois séculos de história da instituição, a serem completados em 6 de maio de 2026. O hotsite mostra a trajetória da Câmara, com documentos históricos e linha do tempo, e um espaço para divulgar todas as ações comemorativas, eventos e exposições voltados ao fortalecimento e à construção de uma Casa cada vez mais aberta, inclusiva e conectada ao Brasil.
O hotsite apresenta a marca e a identidade visual das celebrações dos 200 anos, lançadas em setembro, com o lema “Apontando para o futuro”. O conceito reflete a transição do passado para os dias atuais, evocando a evolução dos canais de participação popular, o pluralismo e a diversidade característicos do Poder Legislativo.
Ao longo do próximo ano, o hotsite divulgará a programação dos eventos do bicentenário. Serão realizados sessão solene, exposições, simpósios e espetáculos musicais. Entre as iniciativas já realizadas, está o descerramento das placas que reconhecem dois acervos da Casa como Patrimônio Documental da Humanidade, título concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura): Assembleia Constituinte de 1823 e O legado Bertha Lutz.
No hotsite, é possível pesquisar os manuscritos da primeira Assembleia Constituinte do país, conhecer os desafios dos primórdios da legislação brasileira e as tensões sociais, políticas e econômicas da primeira experiência parlamentar do país. A coleção Bertha Lutz registra a atuação da deputada, a segunda mulher a tomar posse como parlamentar e uma das principais figuras do movimento feminista no Brasil e no mundo, em defesa da igualdade de gênero.
História
Uma linha do tempo do hotsite relembra os fatos históricos ocorridos desde 1808, com a chegada de D. João VI ao Brasil, até 2020, com a aprovação do auxílio emergencial em razão da pandemia de Covid-19, passando por fatos que marcaram a história da Câmara e do país. O relato ressalta a criação da Câmara, prevista pela primeira Constituição brasileira, de 1824, com 102 integrantes. A sessão de instalação ocorreu em 6 de maio de 1826 e, dois dias depois, seria realizada a primeira sessão de trabalho.
Exposição Sedes
Também está disponível no hotsite a exposição virtual "Sedes da Câmara", que percorre os diferentes edifícios que abrigaram a Casa. Na antiga capital do país, Rio de Janeiro: Cadeia Velha; Palácio de São Cristóvão; Palácio Monroe; Biblioteca Nacional; e Palácio Tiradentes. A transferência para Brasília aconteceu em 21 de abril de 1960.
A exposição está montada no Salão Verde da Câmara e pode ser visitada pessoalmente, todos os dias da semana, das 9h às 17h, até o final de 2026. Ela apresenta objetos e documentos vindos das antigas sedes da Câmara. A cada dois meses as peças expostas são trocadas. Todas fazem parte do acervo do Museu da Câmara, que possui 255 itens das antigas sedes.
