Dia do Hoteleiro: hospedagens que transformam

Antônio Assis
0

Neste 9 de novembro, uma celebração aos que fazem da estadia uma experiência única para viajantes no Brasil. Iniciativas do Ministério do Turismo fortalecem o desenvolvimento de meios de hospedagem no país


Imagem: Freepik

No universo da hospitalidade, o profissional hoteleiro é o maestro silencioso que orquestra o conforto e o atendimento ao cliente, transformando uma simples viagem em uma lembrança inesquecível. Neste 9 de novembro, celebra-se o Dia do Hoteleiro, peça-chave da boa experiência de turistas nos destinos visitados.

Proporcionar hospedagem de excelência significa, além de qualificar a estada do viajante, gerar emprego, impacto socioeconômico e impulsionar o turismo como motor de desenvolvimento regional. O ministro do Turismo, Celso Sabino, enaltece a contribuição da categoria ao desenvolvimento do setor no Brasil.

“Os hoteleiros ajudam a consolidar a imagem positiva do Brasil como destino turístico. Cada bom atendimento e cada gesto de hospitalidade fortalecem nossa economia e estimulam o retorno dos visitantes”, destaca Celso Sabino.

O setor hoteleiro conta com apoio do Ministério do Turismo. Ao longo de 2025, meios de hospedagem de todo o Brasil já obtiveram R$ 162 milhões em financiamentos do Fundo Geral de Turismo (Novo Fungetur), operado com verbas do órgão e que impulsiona melhorias nos empreendimentos.

Outra iniciativa da Pasta que fortalece o ramo é o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), onde meios de hospedagem tem registro obrigatório. O sistema serve de referência a viajantes em buscas por serviços regulares disponíveis no país.

Atualmente, o Cadastur possui 17.688 empreendimentos hoteleiros cadastrados, o que lhes garante vantagens a exemplo de maior visibilidade e do acesso a financiamentos via Fungetur, que exigem inscrição ativa no sistema.

O setor de hospedagem impacta mais de 50 atividades econômicas ligadas ao comércio, serviços e à indústria, favorecendo o aumento do nível de emprego formal no Brasil. Somente nos primeiros sete meses de 2025, foram criados 121.377 postos de trabalho com carteira assinada em atividades relacionadas ao turismo, segundo dados do CAGED levantados pelo Ministério do Turismo.

SOBRE A DATA – O Dia do Hoteleiro tem origem em 1936, quando foi realizado, no Rio de Janeiro (RJ), o 1º Congresso da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), marco que também simboliza a fundação da entidade. Desde então, a data celebra a importância dos profissionais e empreendimentos que acolhem e recebem visitantes em todo o país.

Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)