Posto territorial do programa Periferia Viva, inaugurado neste sábado (23), beneficiará moradores da localidade com diversos serviços públicos
O município do Jaboatão dos Guararapes passa a contar com mais um equipamento público que irá prestar atendimento à população e desenvolver políticas públicas em benefício da população. Neste sábado (23), a Prefeitura do município, em parceria com o Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, inaugurou o Posto Territorial do Programa Periferia Viva – novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A entrega foi feita à comunidade do Córrego do Balaio, bairro Guararapes.
O prefeito Mano Medeiros comemorou mais esta aquisição para o município de Jaboatão, que irá beneficiar diretamente os moradores da localidade. “Estamos muito felizes com a aquisição deste novo equipamento público para o município, através desta parceria com o Governo Federal. Vamos investir os recursos em políticas públicas para esta comunidade, proporcionando melhorias de infraestrutura, saneamento, acessibilidade, assistência social, saúde, lazer e muito mais. É fundamental a participação dos moradores neste processo, pois eles vão definir, por meio de escutas que serão realizadas, quais são as prioridades da comunidade. Queremos transformar a vida das pessoas e fazer de Jaboatão a melhor cidade para se viver", afirmou o gestor.
O município do Jaboatão recebeu recursos financeiros no valor de R$ 10.465.501,00, oriundos do Orçamento Geral da União (OGU), destinados à execução de ações de urbanização e infraestrutura no Córrego do Balaio. O Posto Territorial será um espaço de referência para atendimento à população, atuando como elo entre o território periférico e as políticas públicas integradas desenvolvidas pelo programa Periferia Viva, do Governo Federal, em parceria com o município.
Entre as ações previstas pelo programa estão intervenções urbanísticas e saneamento básico, implantação de áreas de convivência e execução de projetos de inclusão social, visando a redução das desigualdades sociais e fortalecimento da cidadania. O programa está estruturado em três pilares fundamentais: participação social e formação cidadã, integração das políticas públicas e visão territorial.
"A Prefeitura vai estar junto à população, acompanhando a realização das políticas públicas e dando apoio aos moradores, dentro do território. O objetivo é que a comunidade se desenvolva e a população local alcance melhores condições de vida", disse Mano Medeiros.
Foto: Chico Bezerra