A UFPE foi selecionada na área temática “Ciência da Computação e Segurança da Informação”
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das 20 instituições de educação superior (IES) brasileiras qualificadas para participar da Rede de IES do Brics - Rede Brics-NU (Brics Network University). Outras 10 IES formam um cadastro reserva. O resultado da seleção, referente ao Edital nº 8/2025, foi divulgado no dia 12 deste mês, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entidade responsável pelo programa no Brasil.
A UFPE, que agora passa a integrar a rede, foi selecionada na área temática “Ciência da Computação e Segurança da Informação”. De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação Carol Leandro, responsável pela inscrição da Universidade no processo seletivo da Capes, a escolha deste tema no edital de seleção foi respaldada pela reconhecida expertise da instituição, que mantém programas de pós-graduação (PPGs) com nota máxima (nota 7) na avaliação da Capes, como os PPGs em Ciência da Computação e em Engenharia de Produção. A UFPE também possui parcerias científicas de alto nível com instituições da China, Índia e Emirados Árabes Unidos, países integrantes do Brics.
“As pesquisas desenvolvidas abrangem desde algoritmos bioinspirados até inteligência artificial aplicada à Engenharia e Segurança Informacional. Essas colaborações resultaram em publicações científicas de impacto e soluções aplicadas a desafios reais em infraestrutura, sustentabilidade e sistemas complexos, o que fortaleceu a justificativa institucional para integrar a rede Brics-NU nesse eixo temático”, explicou a pró-reitora.
A seleção da Capes não prevê o repasse de recursos financeiros para as instituições neste momento. As 20 instituições pré-qualificadas recebem um certificado de pré-qualificação que as habilita à submissão de propostas em futuras ações de fomento da rede de universidades do grupo multinacional.
A Rede Brics-NU tem como objetivos promover a cooperação acadêmica, científica e cultural entre as instituições de ensino superior dos países membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Egito, Etiópia, Indonésia e Irã), com ênfase no fortalecimento de parcerias institucionais, intercâmbio de estudantes, pesquisadores e docentes; e incentivar a realização de projetos conjuntos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A Brics-NU foi criada em 2015.