A Frente Parlamentar de Combate ao Uso do Crack e Outras Drogas da Alepe fez uma vistoria no Presídio de Igarassu nesta terça-feira, 31. A visita foi realizada com o objetivo de avaliar o ambiente interno da unidade carcerária e propor à direção do espaço a criação de uma área de reabilitação para dependentes químicos no local. A iniciativa partiu do coordenador do grupo, deputado estadual Professor Lupércio.
A criação deste espaço é uma alternativa proposta pela frente para amenizar a situação do sistema penitenciário de Pernambuco, considerado o pior do Brasil. Além do Presídio de Igarassu, a equipe vai propor a criação de alas de reabilitação para dependentes químicos nas outras unidades prisionais do Estado. O grupo utilizará os dados levantados na vistoria de hoje para protocolar, na Alepe, um projeto de lei a fim de lutar pela viabilização da ideia.
Durante a visita, o coordenador da frente parlamentar, Professor Lupércio, aproveitou a ocasião para ouvir sugestões dos reeducandos a fim de incluí-las no projeto que será protocolado. O apenado R.F., de 31 anos, elogiou a iniciativa do grupo. “Acho que isso é importante, porque estimula que muitas pessoas não usem drogas”, afirmou.
O parlamentar revelou também o motivo pelo qual a equipe decidiu realizar a vistoria e propor a ideia à direção da unidade. “Com a criação de alas de reabilitação para dependentes químicos nos presídios de Pernambuco, podemos não apenas diminuir o consumo de entorpecentes, mas garantir um maior sucesso na ressocialização do apenado”, argumentou.
A frente também é composta pelos deputados Adalto Santos, André Ferreira, Joel da Harpa, Miguel Coelho, Pr. Cleiton Collins, Priscila Krause, Raquel Lira e Ricardo Costa.