Franquia de dados na banda larga provoca críticas de consumidores e especialistas

Antônio Assis
0
Mariana Fabrício
Diário de Pernambuco

O serviço recorde de reclamações no Procon pode dar mais dor de cabeça ao consumidor no próximo ano. Em função da mudança na cobrança da banda larga fixa, a conexão dentro dos domicílios pode até ser interrompida quando atingir um limite de dados imposto pelas provedoras. Assim como já acontece no serviço móvel de internet, o consumidor terá seu acesso à internet limitado ou bloqueado quando chegar no limite da franquia oferecendo como alternativa um pacote (com custo) extra.

Com a mudança, o serviço de wifi particular pode oferecer experiências semelhantes ao que já acontece usando o 4G no celular fora de casa. Até fevereiro deste ano, o Brasil contava com 25,56 milhões de acessos de banda larga fixa, segundo dado da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Desse público, quem adquirir planos até o dia primeiro de abril de 2017, terá o contrato adaptado ao novo modelo de cobrança. Ao menos essa é a condição da Vivo, que vai aplicar o limite de tráfego nos planos de 10 Gbytes até 130 Gbytes.

Já a operadora Oi explicou que esse modelo já está previsto no regulamento, mas ainda não é praticado. A empresa não informou, no entanto, se vai entrar em vigor no próximo ano, acompanhando a concorrente, nem em quais planos constam essa condição. "O serviço de banda larga da Oi possui um limite de consumo de dados mensal, proporcional à velocidade contratada e informado no regulamento da oferta", comunicou a assessoria de imprensa. Por sua vez, a NET não se posicionou sobre a mudança. Na página da empresa atualmente são oferecidos planos de 512 Kbps a 60 MB e já constam franquias de consumo extras que variam de 10GB a 150GB.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)