Jorge Cosme
Leia Já
A Polícia Federal em Pernambuco (PF-PE) divulgou o balanço da Campanha do Desarmamento nesta segunda-feira (23). Em 2015, foram arrecadadas 916 armas, contra 1,7 mil em 2014. Segundo a PF-PE, os valores apontam uma estabilidade no recebimento de armas de fogo.
Na taxa de armas entregues a cada 100 mil habitantes, Pernambuco é o segundo colocado, atrás apenas de São Paulo. Se considerar apenas o total entregue, os pernambucanos estão na quarta posição. Desde o início da campanha, no dia 14 de junho de 2011, até o dia 22 de novembro de 2015, Pernambuco já contabiliza 8.841 armas e 16.051 munições, o que corresponde a seis armas entregues por dia.

De acordo com a PF-PE, as armas mais entregues são revólveres, seguidos de espingardas e pistolas. As principais razões que estimulam o desarmamento são: o anonimato e a rapidez no pagamento da indenização, que é efetuado em até 48 horas em qualquer terminal eletrônico do Banco do Brasil. Além de armas de fogo e munições também são recebidos simulacros, armas de brinquedo, armas artesanais ou de fabricação caseira, mas sem o pagamento de indenização.
Para fazer a devolução de uma arma, é preciso acessar o site da campanha do desarmamento ou da Polícia Federal e preencher uma guia de trânsito que tem validade de um dia e acondicionar o objeto de forma discreta e sem munição, para que, caso a pessoa seja parada por uma blitz policial, ela esteja acobertada de qualquer apreensão ou prisão.