RUSSOS ACESSAM E-MAIL DO PRESIDENTE OBAMA, DIZ 'NYT'

Antônio Assis
0
247 - Um grupo de hackers russos invadiu parte dos e-mails do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em outubro do ano passado. Reportagem do jornal "New York Times", publicada neste sábado (25), informou que o e-mail invadido faz parte das correspondências não confidenciais do presidente, porém sinalizam que a brecha de segurança no sistema da Casa Branca foi muito mais ampla do que as autoridades americanas admitiram.

Os hackers, que teriam ligação com Moscou, também invadiram o sistema de comunicação não confidencial do Departamento de Estado, mas, de acordo com o jornal americano, não conseguiram acessar o servidor que armazena as mensagens trocadas através do BlackBerry de Obama.

A Casa Branca informou que nenhuma rede confidencial foi comprometida e que os hackers não conseguiram nenhuma informação secreta. Segundo a reportagem, muitos funcionários da Casa Branca trabalham com dois computadores em seus escritórios, um com uma rede de segurança de alto nível e outro conectado com a rede "normal", usada para comunicações não-confidenciais.

Apesar de amenizar o acesso a emails do presidente, fontes do governo americano afirmaram ao 'NYT' que a invasão foi séria o suficiente para provocar reuniões quase diárias por várias semanas na Casa Branca. O objetivo dos encontros seria debater a brecha e pensar em novos métodos para proteger o rastro eletrônico da comunicação do presidente com o exterior.

Em consequência da invasão, o sistema de email da Casa Branca teve fechamento parcial. Mas já foi restaurado. "É o ângulo russo da história que é particularmente preocupante", disse uma autoridade AMERICANA ao jornal.

A Casa Branca não comentou sobre o assunto.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)