Em projeto pioneiro, rede municipal do Recife começa a usar robôs humanóides em aulas com estudantes autistas

Antônio Assis
0
Vinte e sete professores passaram por formação especial para projeto. Foto: Carlos Augusto/PCR

Diário de Pernambuco

A partir desta quinta-feira (9) robôs humanóides vão começar a fazer parte da rotina escolar de estudantes autistas da rede municipal de ensino do Recife. A proposta da iniciativa pioneira é que os robôs funcionem como ferramenta de inclusão pedagógica desses estudantes. 

A utlização da robótica cmo instrumento de atendimento especializado para o desenvolvimento das crianças autistas é usada em países como México, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal e é considerada pioneira no Brasil. Para conduzir o projeto, 27 professores passaram por uma etapa de formação. 

Em um primeiro momento, 45 educandos serão inclusos nas atividaes, planejadas indiividualmente e estruturadas por uma equipe do Atendimento Educacional Especializado, em uma parceria com o Programa Robótica na Escola. 


A expectativa é que os robôs auxiliem na compreensão do ambiente e nas habilidades de interação social dos autistas, potencializando a comunicação e atenção. 

O lançamento do projeto acontece às 14h30, na Escola Municipal Poeta Paulo Bandeira da Cruz, na Cohab, na Zona Sul do Recife.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)