Estudantes de fora se adaptam à UFPE

Antônio Assis
0
Artur Bordini, de 18 anos, arrumou as malas e veio de Brasília para o Recife em busca do sonho de ser médico

Raquelle Wacemberg, da Folha de Pernambuco

Ainda em fase de adaptação no Recife, Bordini comenta que, apesar de sentir falta dos parentes e amigos, a nova empreitada expandirá seus conhecimentos acadêmicos, além de garantir vivências inovadoras. Instalado provisoriamente em uma casa de estudantes na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, está morando sozinho pela primeira vez. Na vinda para o Recife, foi acompanhado pelo pai, o bancário André Bordini, 54 anos. “Foi importante tê-lo ao meu lado por alguns dias, para me ajudar no que for preciso nesse momento de adaptação”, contou Artur.

Apesar de ter tido apenas uma semana de aula na universidade, o futuro médico não poupou elogios. “Acabei de chegar. Não conheço muita gente, mas, pelo que tenho percebido, o curso é bem puxado. Tinha uma percepção bem diferente de uma instituição pública. Tem até ar-condicionado dentro das salas”, brincou. A maioria dos estudantes que vieram de outras regiões é de São Paulo: 67. E mais de 52% dos feras aprovados em Medicina são de outros estados. É o caso de Murilo Vichietti, 23 anos, que nasceu em Dracena, interior paulista. Acostumado a se virar sozinho, pelo fato de ter morado três anos em Minas Gerais para estudar Engenharia Civil, o aluno chegou há exatamente uma semana na Capital pernambucana. Ele abandonou o curso no Sul de Minas e já aprovou tanto o Recife quanto a faculdade de Medicina.

Quem compartilha do mes­mo sentimento de satisfação é a estudante Alexandra Melo, 19 anos. Ela optou por se inscrever em Teatro. Nascida no Recife, mas criada em Santa Catarina com os pais, a jovem está encantada com a escolha e o desafio que vem pela frente. “A estrutura, os professores. Estou apaixonada por tudo. Os docentes são muito acolhedores. E o recifense nem se fala”, opinou. Atualmente, ela mora na casa de uns amigos, no bairro do Pina, Zona Sul da Cidade. A ideia é se mudar daqui a dois meses. “Vou começar a procurar apartamento em breve. Tenho que ter meu lugar”, enfatizou.

A vontade de estrear nos palcos também faz parte dos planos da jovem, que já teve a oportunidade de encenar na cidade onde mora, em grupos de teatro. A inspiração para se tornar uma atriz renomada veio do escritor Ariano Suassuna. Inclusive, ela já interpretou uma personagem no sucesso do artista “O Santo e a Porca”. Inscrito no mesmo curso de Teatro está o estudante Vinícius Barros, 22 anos. Ele veio de Mato Grosso do Sul para tentar um espaço nas telinhas do cinema.

QUARTA CHAMADA - Já está disponível no site da UFPE a relação dos candidatos classificáveis para a quarta chamada do processo seletivo UFPE/Sisu 2015. Os candidatos devem comparecer aos locais indicados no edital de convocação nesta terça.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)