Diario de Pernambuco
Os servidores do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiram em assembleia, na tarde desta quarta-feira, deliberar a greve da categoria. As atividades serão paralisadas a partir de hoje por tempo indeterminado. A manifestação aconteceu em frente ao Edifício Paula Batista, no bairro de Santo Antônio, no Recife, próximo ao Palácio da Justiça. Eles seguiram em passeata até a Assembleia Legislativa, na Rua da Aurora, onde fizeram um protesto.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário (Sindjud), Eljo Tenório, a principal reivindicação é a aprovação do reajuste salarial de 5,53% pedido pelos servidores. Segundo ele, esse percentual é referente às perdas salariais do período entre 1994 e 2007, que foram diluídas em pequenas reposições ao longo dos anos. Este ano, o valor foi fechado com base na variação do IPCA do período entre 1º de maio de 2008 a 30 de abril de 2009.

A categoria também questiona o aumento da carga horária de trabalho, que passou de seis para oito horas diárias, de acordo com determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Eles querem que o valor do salário também seja reajustado acompanhando o aumento da jornada.
Nesta quinta-feira, os servidores devem fazer um protesto em frente ao Fórum Rodolfo Aureliano, na Joana Bezerra, promovendo um apitaço. Durante a greve, apenas os serviços de urgência serão mantidos, como concessão de habeas corpus e liminares de saúde e segurança. Prazos processuais e audiências, por exemplo, serão suspensos. Varas e cartórios serão fechados.