RACIONAMENTO VOLTA A VIGORAR NA RMR

Antônio Assis
0
Pernambuco 247 - Assim como em São Paulo, o racionamento de água voltou a vigorar em diversos locais daRegião Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o racionamento alcançará diversos bairros de Olinda, Igarassu, Paulista e Abreu e Lima, na Zona Norte da RMR, que são abastecidos pela Barragem de Botafogo. O nível do reservatório, que possui capacidade para armazenar 27 milhões de m³ de água, está atualmente em 22,38%.
O Sistema Botafogo é atendido por seis rios, além da captação própria. Segundo a Compesa, a catação está baixando de 520 para 200 litros por segundo. A expectativa é que em maio do próximo ano o nível do reservatório fique situado entre 12% e 14% da sua capacidade total.
"Estamos acompanhando com modelos matemáticos e eles nos apontam que, com essa captação, conseguimos chegar ao próximo inverno sem secar a barragem. De acordo com o que formos acompanhando, podemos aumentar ou diminuir o racionamento", ressaltou o diretor regional Metropolitano da Compesa, Rômulo de Souza.
Com o racionamento, o município de Igarassu e os bairros de Maranguape I, Arthur Lundgren I e II e no Centro que tinham o abastecimento assegurado todos os dias serão contemplados por dois dias com água e outros dois sem.
Devido à medida, localidades que tinham água todos os dias passam a contar com um esquema de abastecimento por dois dias, além de outros dois sem água. Isso vai acontecer em todo o município de Igarassu e nos bairros de Maranguape I, Arthur Lundgren I e II e Centro, em Paulista; além de Bairro Novo, Casa Caiada, Bultrins e Jardim Fragoso, em Olinda. Já em Abreu e Lima, o bairro de Caetés III, em Abreu e Lima, terá apenas um dia com água para cada três sem que o abastecimento aconteça.
Apesar da medida que afeta diretamente as localidades atendidas pelo Sistema Botafogo, o diretor da Compesa afirmou que os demais reservatórios que atendem a RMR estão em situação confortável, sem riscos de desabastecimento.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)