Rodrigo Passos
Folha-PE

O analista de sistemas Eduardo Augusto, 54 anos, e a sua esposa, a professora Bernadete Ferreira Alves, da mesma idade, conferiam nas telas o horário do voo. Era preciso ter certeza de que tudo daria certo. Para o casal, a expectativa da viagem de final de ano acompanha os 365 dias que passam.
A filha mora em São Paulo, desde que se casou com um peruano. O filho mora em Montevidéu, capital do Uruguai. Assim, passado grande parte do ano apenas nos diálogos encurtados pelas facilidades da internet, os pais seguem viagem em busca do calor humano. Receber o abraço dos seus filhos. Tendo que se dividir entre ambos, a virada de 2013 para 2014 foi no Uruguai. Este ano, o destino do casal é Lima, capital do Peru. “Combinamos que passaríamos um fim de ano com cada um”, contou Eduardo.
Peu Ricardo/Folha de Pernambuco
Pelo ar ou pelo chão. O mais importante neste período de ano é seguir destino para rever os seus. E para tal missão, a secretária Anunciada de Almeida, de 63 anos, estava sentada no corredor de embarque do TIP, junto com o sobrinho Gabriel Silva, de 15 anos. O destino da dupla: Itapetim, cidade a 476km do Recife, no Sertão do Estado. Pouco importa se serão enfadonhas 5h de viagem. O abraço caloroso da chegada vale todo o esforço. “Todos os anos, nesse período, vou para lá, onde tenho minha família”, disse secretária.
CONTRATEMPOS
Para evitar transtornos é preciso atenção. O TIP e o aeroporto contam com um aumento significativo de passageiros. “Aumentamos o número de funcionários em 17%. Contudo, continuamos reforçando para que as pessoas antecipem a chegada ao aeroporto, se possível, realizar o check-in com antecedência”, orienta o gerente de operação do Aeroporto do Recife, Carlos Antônio da Silva.
O coordenador administrativo do TIP, Hélio Macedo, também ressaltou a importância da chegada antecipada. E lembrou a obrigação dos documentos de identificação, principalmente para as crianças. “A gente dá as orientações para os passageiros pois a movimentação aumenta. Normalmente fazemos uma média de 229 viagens por dia. No Natal, teremos mais 150 carros extras. Já no ano novo, o número de viagens extras sobe para 200, totalizando 449”. Os destinos mais procurados no Estado são Gravatá, Caruaru, Palmares e Petrolina. Já entre as viagens interestaduais, os principais destinos são João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luiz, Maceió e Salvador.