Morales comemora reeleição para 3º mandato na Bolívia

Antônio Assis
0
Estadão
O presidente da Bolívia, Evo Morales, comemorou a reeleição para o terceiro mandato no domingo (12), apesar da contagem oficial de votos não ter chegado ao fim. Segundo pesquisa do instituto Ipsos, encomendada pela rede de TV ATB, Morales venceu o pleito com 60% dos votos. Seu principal concorrente, o magnata do cimento Samuel Doria Medina, teria recebido um quarto dos votos.
A contagem recomeçou no início desta manhã e deverá trazer os primeiros resultados oficiais ainda nesta segunda-feira (13).
Apesar disso, os partidários de Morales foram às ruas celebrar a conquista e o presidente fez um discurso de vitória na sede do governo, em La Paz. Em sua declaração, Morales dedicou a reeleição a Fidel Castro e a Hugo Chávez, líder venezuelano morto em 2013.
"Foi um triunfo dos anti-colonialistas e anti-imperialistas", afirmou. "Vamos continuar crescendo e dar seguimento ao processo de libertação econômica". Doria Medina, seu principal opositor, também assumiu a derrota na noite do domingo e prometeu "continuar trabalhando por um país melhor".
Morales venceu as eleições em oito dos nove Estados bolivianos, incluindo Santa Cruz, um centro do agronegócio que era reduto da oposição. Segundo o Ipsos, o presidente recebeu 51% dos votos da região.
A Corte do país decidiu no ano passado que Morales poderia concorrer a um terceiro mandato porque sua primeira gestão havia precedido a nova Constituição. Ele não disse, contudo, se pretende concorrer a um quarto mandato, afirmando apenas que iria "respeitar a Constituição".
Para conseguir uma quarta vitória nas urnas, Morales precisaria manter o atual controle de dois terços do Congresso e aprovar uma reforma constitucional. A pesquisa do Ipsos, no entanto, indica que houve um possível fracasso do partido Movimento Ao Socialismo em conquistar esse quórum nas eleições gerais.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)