Após matéria sobre faltas, presença recorde em reabertura dos trabalhos

Antônio Assis
0
Diario de Pernambuco

Ao contrário da Assembleia Legislativa, que estava quase esvaziada, 37 dos 39 vereadores do Recife estiveram presentes na sessão desta segunda-feira (4), que marcou a reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal. Foi uma presença praticamente um recorde. A média de faltas da Casa no primeiro semestre costumava ser de oito por reunião. Seis vereadores, ao todo, tiveram mais de 16 faltas, a maioria "justificada", o que impede, pelo Regimento Interno, a perda do mandato. 
Nos primeiros seis meses do ano, segundo levantamento feito pelo Diario, houve 404 faltas em 52 sessões. O presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), comprometeu-se em reunir os pares para discutir mudanças no site da Câmara, que peca nas contabilizações dos presentes e na transparência dos motivos das missões.
“Vou levar esse assunto para a Comissão Executiva, mas o vereador é vereador quando está em plenário, assim como é quando está fora dele”, afirmou, saindo em defesa daqueles que faltavam por motivo de missão parlamentar.


Pelo site da Casa, não é possível saber, hoje, detalhes sobre essas missões, como por exemplo, onde foram e de que se tratavam. O eleitor também não sabe quais são os vereadores que se ausentam sem fornecer explicação. A página virtual da Casa tem duas listas, uma de frequência e outra de "ausências justificadas", mas os nomes dos que faltam sem justificativas não aparece. 

Na sessão desta segunda, apenas Marília Arraes (PSB) e Felipe Franscimar (PSB) faltaram. Marília retomou o mandato em abril deste ano, após deixar a Secretaria da Juventude do Recife, mas já teve sete faltas justificadas equivalentes a 24,14% da reuniões as quais deveria ter comparecido. Felipe Francismar faltou a 15,8% das reuniões.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)