Assim, foi criado em 2013 o Núcleo de Tecnologia da Informação de Igarassu (NTII), com uma equipe de jovens profissionais comprometidos em fazer das ferramentas disponíveis o foco por resultados positivos ao governo. Para os atendimentos internos, o grupo desenvolveu a partir do software existente um serviço online onde qualquer servidor poderá solicitar uma abertura de chamado para reparos nas máquinas e sistemas.
Inscrições em programas sociais ou cursos promovidos pelas secretarias da prefeitura ganharam um aplicativo de chamadas de senhas e guichês diretamente no celular. Um programa eficiente que usou informações do CadÚnico do governo Federal e o software foi elogiado pela equipe da CEF, pois mostrou robustez e eficiência, trazendo uma agilidade no atendimento e colocando em evidência o desejo do nosso prefeito de cuidar das pessoas.
Além deste utilitário foram criados: Software de gestão de custos e financeiro para auxiliar nas tomadas de decisões, de encaminhamento, sistema de tele mensagem fonada gestão de servidores cloud, desenvolvimento do e-Cidade que é um sistema de gestão pública do governo federal.
Por fim, os servidores do TI iniciaram o desenvolvimento (programação) com Realidade Aumentada (RA) que nada mais é que a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real (como, por exemplo, através de uma câmera). Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador.
Em igarassu, a experiência será iniciada nos pontos turísticos, onde o visitante ao chegar à parte histórica, por exemplo, encontrará uma placa contando a história de cada Igreja, museu ou monumento, mas com a opção do usuário\ turista baixar um app em seu smartphone ou celular mais moderno e através de um QRcode ter a opção de conferir a biografia em seu dispositivo.