G1 PE
O Procon de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, aplicou uma multa de R$ 1.032.064,10 milhão às agências bancárias do município por desrespeito às leis que defendem o consumidor. O órgão realizou uma blitz entre os dias 13 e 26 de novembro, onde constatou que 15 das 22 agências registradas na cidade apresentavam problemas. A secretária-executiva de Defesa do Consumidor de Jaboatão, Débora Albuquerque, explicou nesta terça (13) os detalhes das infrações.
O tempo excessivo de espera e carros-fortes entregando dinheiro durante o horário de funcionamento foram algumas das irregularidades encontradas. "O painel eletrônico de várias agências estava quebrado, fazendo com que o sistema de fichas não funcionasse e os clientes tivessem que ficar em pé, em fila, esperando mais do que o permitido pelo código, que é 15 minutos, para serem atendidos", informou Albuquerque.
"Algumas também não tinham banheiros ou telefones para o consumidor poder fazer uma denúncia, itens exigidos por lei", completou. Dentre os seis bancos que atuam no município, o Itaú foi o que apresentou mais problemas, recebendo uma multa total no valor de R$ 680 mil.
O departamento jurídico do Procon está emitindo as notificações e, após o recebimento, as agências têm até dez dias para recorrer. Caso os recursos não sejam acatados pela Justiça, o valor das infrações deve ser pago em um prazo de 30 dias.
Há 11 leis municipais, uma estadual e outra federal (o Código de Defesa do Consumidor) que tratam sobre o funcionamento dos bancos. A assessoria de imprensa do Itaú foi procurada pelo G1, mas não retornou o contato até a publicação desta reportagem.