247 - Desenvolvido pela Editora 247, em parceria com a Biblioteca do Senado Federal, foi lançado nesta quarta-feira, na presidência do Congresso, um aplicativo que reúne discursos históricos do parlamento brasileiro. Nele, estão reunidos grandes peças de oratória política, como os discursos de Juscelino Kubitschek quando teve seus direitos políticos cassados, de Tancredo Neves, na ocasião da morte de JK, e de Ulysses Guimarães, na proclamação da Constituição de 1988, entre tantos outros.
Criado pela Editora 247, ele já está disponível na App Store, e pode ser baixado tanto em iPads como em iPhones (clique aqui), como no Google Play, podendo ser acessado em todos os tablets que rodam no sistema Android (clique aqui). Doado à Biblioteca do Senado pela Editora 247, ele foi desenvolvido de forma não onerosa para o Poder Legislativo, como uma iniciativa do 247 pela preservação da memória política nacional.
"Reafirmamos, em cada linha que publicamos, nossa profissão de fé, na democracia representativa. Essa democracia que trouxe, pelo voto popular, cada um dos senhores e senhoras com mandato até aqui. Essa democracia que se aprimora ao som das ruas, mas que também tem muito a aprender, a partir do Senado Federal, sobre valores como a estabilidade institucional, o respeito aos poderes constituídos e todo um acúmulo de conquistas que nos permitem, sem qualquer abalo, fazer deste um país cada vez mais livre e forte", disse Leonardo Attuch, editor do 247, na apresentação feita aos senadores.
"Todo esse patrimônio imateral é elemento fundante da nossa identidade cultural como seres individuais e, coletiva, como nação. Normalmente quando se fala em patrimônio histórico, pensa-se em um passado estático em museus, onde poucos têm acesso e muitos imaginam que contenham apenas imagens relativas a um passado distante. Entretanto, sabemos o quanto toda a produção simbólica de uma cultura é importante para os dias atuais e ainda mais para o futuro. Assim é que preservar a memória de nossa vida em sociedade não significa nos atrelar ao passado, mas sim revitalizar seus pilares constituintes com vistas a não perder conhecimentos e identidades", destacou o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
Todos os discursos estão disponíveis, de forma gratuita, aos internautas, que podem agora acessá-los em seus tablets e smartphones.
Leia, aqui, reportagem da Agência Senado sobre o lançamento, que, além do presidente do Congresso, contou com as presenças de parlamentares como Aécio Neves (PSDB-MG), Anthony Garotinho (PR-RJ), Gim Argello (PTB-DF) e Flexa Ribeiro (PSDB/PA), além de diversos diretores e técnicos do Senado.