Júlia Montenegro
Folha-PE
Dez adolescentes pernambucanos conquistaram ontem o primeiro lugar no Campeonato Europeu de Robótica Lego, realizado em Paderbord, na Alemanha. Formada por estudantes do 8º e 9º anos do Colégio Apoio, a equipe de robótica “Apoibot” disputou a medalha de ouro com outras 53 equipes de 33 países. Nesta edição, os jovens propuseram soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos idosos, com o tema “Sênior Solution”. Esta é a sexta vez que estudantes do colégio representam o Brasil em campeonatos mundiais de robótica. O grupo, que tem adolescentes entre 12 e 15 anos, desembarca hoje no Aeroporto Internacional do Recife. Eles estão sendo acompanhados pela diretora pedagógica da unidade de ensino, Terezinha Cysneiros, e as duas professoras-mentoras do projeto Vancleide Jordão e Vanja Jota.
Para criar o projeto, os jovens visitaram a pousada geriátrica Casa Amarela Deus é Amor, localizada na Zona Norte do Recife. Lá, eles puderam acompanhar o dia a dia dos idosos e conseguiram identificar as necessidades e as problemáticas que envolvem a terceira idade. Em seguida, acompanhados dos professores, conseguiram, por meio da interação com os idosos, criar o Robô Lampião para fazer companhia e para ajudar a prevenir a depressão e problemas físicos. Feito de lego, o robô é verde e possui um tablet no abdômen, no qual há um aplicativo chamado Virgulino. Nesta ferramenta, o idoso consegue controlar o horário dos remédios. Outro protótipo criado foi batizado de Sucrilho. Além de realizar atividades como desligar um fogão, levar comida até a mesa e pegar remédios, o robô também pode auxiliar em atividades físicas.
A avaliação foi feita pelos jurados em três categorias: Projeto de Pesquisa, Core Values e Desafio do Robô. Para a diretora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 do Colégio Apoio, Rejane Maia, o resultado foi positivo para os alunos e para a terceira idade. “Estamos muito felizes com a vitória e ainda mais porque criamos algo que pode ajudar os idosos a terem uma vida mais saudável. Está sendo um grande aprendizado para todos”, informou. Os vencedores foram Lucas Alexandre, Carolina Albuquerque, Nilo Fam, Adriano Padilha, Rodrigo Nasi, Luiza Mello, Tiago Moraes, Alice Sant’Anna, Laiza Aguiar, Mateu Gomes.
O engenheiro civil Fábio Moraes, pai do integrante da equipe Tiago Moraes, acompanhou o resultado pelo site do campeonato. “Estou extremamente orgulhoso com a vitória do meu filho e dos amigos dele. Não consigo me comunicar por telefone, mas acompanhei tudo pela internet. Fiquei muito nervoso porque a imagem travava em alguns momentos, mas foi emocionante. O Brasil é conhecido como o País do futebol, mas acho que, depois disso, é necessário valorizar mais a educação tecnológica”, revela Fábio Moraes, que custeou a viagem do filho.