Camila Lindoso
Folha-PE
Quando a questão é educação, parece que os estudantes pernambucanos se destacam pelo esforço, dedicação e criatividade. Saindo para ganhar o mundo e representar o Brasil no evento Exporecerca Jove, que acontece este mês, na cidade de Barcelona, na Espanha, o jovem Pedro Concílio, que cursa o último ano do Ensino Médio no Colégio Santa Maria, na Zona Sul do Recife, foi o único do País selecionado para expor o trabalho científico, o qual avalia as causas do aquecimento global, no simpósio. Mas o sonho dele não vai parar por aí. Em setembro, o próximo destino será Dubai, nos Emirados Árabes.
O trabalho do estudante, intitulado “Aquecimento Global: verdade inconveniente ou mentira conveniente?”, surgiu de uma forma inusitada. Foi ao assistir, na televisão, uma entrevista com cientistas que tudo começou. “Me apaixonei pelo tema. Então comecei a pesquisar sobre o assunto e decidi, inicialmente, fazer um trabalho para apresentar na feira de ciências do colégio”, disse Pedro Concílio. Com a ajuda do seu professor de física, Pedro Loureiro, o qual virou orientador, o estudante tentou explicar que o homem não é o principal agente causador do aquecimento mundial. E, para isso, o trabalho foi árduo. Baixou livros pela internet, consultou artigos e realizou entrevistas com especialistas da área para desenvolver a monografia de 45 páginas. “Foram cinco meses somente para escrever. Mas tive todo o apoio do meu orientador”, comentou.
Mas o convite para participar dos eventos internacionais surgiu como uma surpresa no ano passado, quando Pedro Concílio levou o trabalho para a 27ª MostraTec, que aconteceu no Rio Grande do Sul. “Não fiquei feliz por ser premiado, mas por ter meu trabalho reconhecido”, revelou o estudante, que recebeu o credenciamento para os dois simpósios na categoria Meio Ambiente. “Agora vou ter a oportunidade de mostrar o meu trabalho para o mundo”.
O Exporecerca Jove acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de março, e é um evento científico que reúne pesquisadores e estudantes de vários países para apresentarem projetos de pesquisa dos mais variados temas. O objetivo é promover o intercâmbio de experiências entre os presentes. “Quero apresentar da melhor forma possível meu trabalho”, disse ele, revelando a ansiedade. Já em setembro, o trabalho será apresentado no congresso Milset, em Dubai, ainda sem data definida.
O professor orientador mostra orgulho do aluno. “É isso que queremos, educar os jovens para que eles tenham senso crítico e não fiquem apenas com um tipo de visão de mundo”, disse Pedro Loureiro. Segundo o discente, o trabalho parte do pressuposto de que o aquecimento global é, também, um efeito natural. “É um estudo já feito por vários cientistas, inclusive brasileiros, de que o aquecimento do planeta é cíclico, e que ocorre em determinados espaços de tempo”, revelou. Na pesquisa, o estudante abordou pontos como as erupções dos vulcões, que emitem gases muito mais poluentes e em maior volume do que outros produzidos pelo homem, como o CFC e o CO2. Mas, segundo o orientador, a pesquisa também não deixou de abordar os cuidados que as pessoas devem ter preservar o meio ambiente.
A expectativa dos dois, agora, é organizar tudo para as viagens. Com a ajuda dos pais do estudante e do Colégio Santa Maria, os dois conseguiram recursos para viajar. No entanto, correm atrás de patrocínio para o evento em Dubai. “Precisamos de apoio. Tudo que quero é aproveitar a chance de mostrar a minha pesquisa”, diz o estudante, que já revelou querer estudar engenharia e seguir a área acadêmica.