Marcelo Montanini
Folha-PE
31 dias e 29 agendas de rua. Assim foi primeiro mês de governo do prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), que percorreu diversos pontos da cidade e tentou desvincular-se de qualquer definição que restringisse as ações do seu governo a uma área especifica. Além das ruas, o socialista já teve 12 audiências em seu gabinete e seis encontros em Brasília, inclusive com a presidente Dilma Rousseff (PT).
Na última terça-feira (29), Julio anunciou também a construção de quatro das 20 “Upinhas”, que constam em seu programa de governo. No dia seguinte, empossou 132 agentes de Saúde Ambiental e lançou o edital para a contratação de gerentes para Distritos Sanitários. E, por fim, requalificou a Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura, que voltou a funcionar, na quinta-feira (31), após reforma de 14 dias.
De acordo com Geraldo Julio, a prioridade pós-Carnaval da Prefeitura será o inverno, a Copa das Confederações e, consequentemente, a apresentação da cidade. “Tudo que é possível fazer em cinco meses, faremos”, declarou. “Já retirei 25 mil toneladas de entulhos das ruas em janeiro”, disse. No entanto, a situação financeira da Prefeitura do Recife, deixada pelo antecessor, João da Costa (PT), não foi boa. “Estamos realizando ações com pouco dinheiro em caixa”, salientou.
“O que temos [em caixa] é um valor insuficiente para a cidade, que nos últimos 10, 15 anos vem crescendo e necessitando de mais investimentos por causa dos impactos. Precisamos de obras em rodovias, saúde, educação”, avaliou. “O objetivo é ampliar a capacidade de investimentos da PCR.”
Ademais, o prefeito fez o seu próprio balanço. “Foi um mês dedicado à saúde, à limpeza, à organização da cidade, à educação, com a melhoria que fizemos das escolas, dedicado à segurança também, com os trabalhos que fizemos com a obtenção do primeiro Compaz [Centro Comunitário da Paz]”, declarou o socialista, quando questionado se o primeiro mês de gestão foi dedicado à saúde.
Quanto ao campo político, ganhou um “refresco” da oposição, que segue focando em seu antecessor. Ou seja, Julio vive dias de “paz”. “Acho que estamos trabalhando no caminho da paz política na nossa cidade. A paz política, onde se estabeleceu, deu resultado. Um dos exemplos é o que aconteceu em Pernambuco e acredito que demos passos largos aqui no Recife também. Isso é extremamente importante”, ponderou.