O Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) inaugurou, nesta segunda-feira (24), duas novas enfermarias. Com isso, a unidade terá mais 52 novos leitos, passando para um total de 268 à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Wagner Ramos/Folha de Pernambuco
Referência estadual para o tratamento do câncer e sob intervenção do Governo de Pernambuco desde abril de 2007, o HCP atende uma média de mil pacientes por dia. Lá, são realizadas triagens, oncologia clínica, anatomia patológica, radioterapia, reabilitação e suporte fisioterápico aos usuários com câncer, entre outros procedimentos.
As obras para esse incremento de atendimento contaram com um investimento na ordem de R$ 407 mil, recursos provenientes de doação de produtos apreendidos pela Receita Federal e vendidos pelo próprio hospital. Uma das áreas ganhou o nome de Santa Águeda, que é a santa protetora das mulheres que sofrem de alguma enfermidade nos seios.
Por isso, o espaço será específico para pacientes que receberão tratamento para o câncer de mama, o mais comum entre as mulheres. A outra ala será chamada de Santa Augustina e receberá pacientes com outros tipos de câncer. Os espaços foram instalados no segundo e terceiro andar do prédio do HCP.
Responsável pelo atendimento de mais da metade de todos os pacientes de câncer do Estado, a instituição é mantida a partir de suporte financeiro do Governo de Pernambuco e de doações de pessoas físicas e jurídicas, além do pagamento dos procedimentos médicos via SUS. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o fim desse ano serão confirmados cerca de 523 mil novos casos da doença.
Bárbara Franco
Folha-PE