EBC
A China, que inicia nesta quinta-feira o processo de sucessão presidencial, deve fechar o ano de 2012 como o principal fornecedor de produtor para o Brasil, superando os EUA. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior (MDIC) de janeiro a setembro o país importou US$ 25 bilhões em produtos chineses, 3,9% a mais do que no ano anterior. De janeiro a outubro, o Brasil comprou US$ 28,7 bilhões do gigante asiático contra US$ 26,8 bilhões dos Estados Unidos.
Além de aumentar a importação de produtos chineses, houve uma diminuição na quantidade de compras feitas pelo Brasil de produtos provenientes dos EUA, o que permitiu que a China tomasse a dianteira como principal fornecedor. A importação de produtos dos EUA somou US$ 24 bilhões, no acumulado de 2012, 4% a menos do que no mesmo período do ano passado.
A China é, desde 2009, o principal destino das exportações brasileiras. Este ano, apesar da queda de 3,8% no volume total exportado para o país, os chineses aumentaram a participação na pauta de exportação brasileira e hoje já respondem por 17,9% do total.
Histórico
O Brasil manteve relações comerciais com o China desde a criação da República da China em 1949, mas nos primeiros anos essa relação foi fraca, girando em torno de US$ 8 milhões na década de 50.
Foi após a reestruturação econômica do país, com a abertura de uma economia planificada para uma economia socialista de mercado, processo que teve início no final da década de 70, que a relação comercial entre os dois países começou a crescer.
Nos anos 90 a China se torna o quarto maior país comprador de produtos brasileiros e em 2002 se torna a terceira economia no destino das exportações brasileiras, atrás apenas de Estados Unidos e Argentina. Em 2006, o comércio bilateral entre os países ultrapassa os US$ 16,39 bilhões e chega a US$ 23,37 bilhões em 2007. Entre 1998 e 2008, as exportações brasileiras para a China cresceram mais de 18 vezes ( 1.700%), passando de US$ 904,9 milhões, em 1998, para US$ 16.403 milhões, em 2008. Nesse mesmo ano, a China ultrapassou a Argentina e, no ano seguinte, em março de 2009, os EUA, tornando-se o principal parceiro comercial brasileiro, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.