Folha-PE
GRAVATÁ - No que depender do empenho do PSB para capacitar os seus pré-candidatos para eleição deste ano, Pernambuco terá dezenas de “Eduardos Campos” espalhados pelo Estado. E é exatamente essa a proposta do encontro realizado em Gravatá: padronizar o modo de governar do PSB. Ontem, o dia foi dedicado à troca de experiências entre gestores e candidatos, além de orientações sobre formulação de programas de governo, legislação eleitoral e marketing, comunicação e pesquisas eleitorais.
Para o presidente municipal do PSB, Sileno Guedes, as experiências adquiridas são para o futuro, que deram certo em outras gestões socialistas e que podem ser aproveitadas e adaptadas nos municípios, pequenos ou grandes. “Estamos falando de experiências para o futuro, de programa de governo, gestão, monitoramento das ações”, detalhou.
O socialista destacou que esse esforço do partido em difundir o modo de governar do PSB não começou com o evento desta semana e vai continuar. “Na semana passada, realizamos um encontro também nacional de candidatas mulheres do partido, em Ipojuca, e estamos planejando fazer outro seminário, após as eleições, já com os eleitos, que será mais voltado para a gestão”, destacou Guedes.
Ele ressaltou ainda a importância de um candidato ter um plano de governo realista, de acordo com as capacidades do orçamento da sua cidade. “Não adianta você prometer a construção de 50 mil casas, se não vai ter dinheiro para cumprir. É preciso fazer um plano exequível. Observar, dentro das condições da cidade, o que pode ser feito e garantir a credibilidade e o cumprimento das metas. Também tratamos disto neste seminário”, lembrou.
DESAFIO
Foi exatamente na coordenação do painel sobre este tema, que o secretário da Casa Civil do Estado, Tadeu Alencar, destacou que o desafio do PSB é crescer com qualidade. “O PSB é um partido que vem crescendo no Brasil inteiro, vem aumentando as suas bancadas parlamentares, ganhando prefeituras, governos estaduais e temos o desafio de eleger um número expressivo de prefeitos em 2012. Esse crescimento vem se fazendo de modo qualitativo, incorporando instrumentos que potencializam a gestão pública, como um planejamento estratégico, um plano que organiza a ação do governo, que tenha prazo e compromisso com os resultados, porque o tempo de governar é muito curto. Então, a ideia é que se estabeleça no Brasil inteiro um padrão de gestão que seja um padrão do PSB de governar, que leve em conta valores históricos do partido como a preocupação com os pobres, transparência, ética, sustentabilidade e a própria gestão”, explanou.
Participaram ainda como palestrantes do evento, o prefeito de Curitiba e candidato à reeleição, Luciano Ducci, que é um dos mais bem avaliados do Brasil; e o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra. O seminário contou também com um painel sobre legislação eleitoral, que debateu a Lei Complementar 6.490, sobre as inelegibilidades, com as alterações do Ficha Limpa, e a Lei 9.504, de 1997, que trata das regras sobre propaganda eleitoral.
Houve também a explanação sobre comunicação e marketing, além do debate sobre pesquisa eleitoral, que orientou os candidatos tanto na hora de propor uma pesquisa, como no momento de interpretá-la e usá-la ao seu favor, na sua estratégia e tática eleitoral.