Inscrições para Enem Deste Ano começam Segunda

Antônio Assis
0
Folha-PE

BRASÍLIA (Folhapress) - O Ministério da Educação divulgou ontem o calendário para inscrição e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A prova ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro. Já as inscrições estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, até 15 de junho. O edital com as novas regras do exame será divulgado hoje no “Diário Oficial da União”. 
O gabarito da prova será divulgado no dia 7 de novembro e o resultado em 28 de dezembro. A prova será aplicada em 140 mil salas de aula. 

A redação dos estudantes inscritos no Enem deste ano será submetida a um novo sistema de correção. A intenção é aumentar o rigor na avaliação dos textos e, assim, evitar pedidos de revisão da nota. 

Em 2011, o Enem teve 5,3 milhões de candidatos, número recorde de inscritos. “Ele é um instrumento que se consolidou exatamente porque permite igualdade de oportunidade e de acessos”, afirmou o ministro Aloizio Mercadante. 

O governo chegou a anunciar que neste ano haveria duas edições do exame - uma em abril e outra em novembro, mas acabou recuando da decisão. 

De acordo com o Ministério da Educação, a realização de duas edições iria sobrecarregar a estrutura logística do exame. A presidente Dilma Rousseff já prometeu que, em 2013, haverá duas edições do exame. 

O Enem é usado por universidades públicas para o ingresso de estudantes na graduação. O exame é utilizado ainda como pré-requisito para o aluno ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni).

REDAÇÃO
A redação dos estudantes inscritos será submetida a um novo sistema de correção. A intenção é aumentar o rigor na avaliação dos textos e, assim, evitar pedidos de revisão da nota. No ano passado, o Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pelo Enem, recebeu cerca de 120 pedidos judiciais de candidatos que, insatisfeitos com a nota obtida na redação, quiseram ter acesso à correção do texto. 

Com as mudanças, uma única redação poderá passar por análise de até seis corretores - hoje, o texto é corrigido por até três profissionais. “Estamos preparados para enfrentar esse desafio que é fazer o Enem cada vez mais aperfeiçoado”, afirmou Mercadante.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)