Seis pré-candidatos a prefeito de cidades do Litoral Norte do Estado cobraram mais atenção ao governador Eduardo Campos (PSB), ontem, e adiantaram que, durante a campanha eleitoral, levarão as reivindicações para os palanques. Entre os pleitos dos prefeituráveis estão a descentralização de indústrias para o Litoral Norte, a retirada da penitenciária de Itamaracá ou a instalação de um equipamento turístico na cidade, a construção de um metrô direto para o Recife e a construção de pontes que ligam áreas estratégicas da Região.
O evento de ontem também foi marcado pelo anúncio de apoio do prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (PSB), aos grupos de aliados. Após cinco mandatos consecutivos de prefeito (um em Itapissuma, dois em Igarassu e dois em Paulista), o socialista não concorrerá no pleito deste ano, mas é considerado um dos principais cabos eleitorais do Litoral Norte. Os escolhidos de Yves são: o vereador Júnior Matuto (PSB), para sua sucessão em Paulista; o deputado federal Severino Ninho (PSB), em Igarassu; o prefeito de Itapissuma, Cal Volia (PSDB); Paulo Batista (PTB), em Itamaracá; e os vice-prefeitos de Araçoiaba Carlos Jogli Uchoa (PSDB) e de Abreu e Lima Marcos Siqueira (PCdoB).
Apesar de contarem com o apoio do socialista Yves Ribeiro, a unidade entre os partidos dos prefeituráveis não está garantida. Em Igarassu, o PCdoB, que ocupa a vice com Herbert Beserra, ainda não definiu se marchará com Severino Ninho. O PSDB também não se posicionou sobre o apoio a Júnior Matuto, em Paulista. Uma das reivindicações da sigla tucana é manter a vice na chapa majoritária, contudo o nome do secretário municipal de Planejamento, Jorge Carrero (PCdoB) está praticamente definido para compor com Matuto.
O vice-prefeito Duffles Pires (PSDB) fez questão de destacar que sua presença no evento de ontem foi de caráter institucional e que o posicionamento do partido será definido pelo diretório estadual. Em contrapartida, Júnior Matuto segue se movimentando e, na próxima quinta-feira, fará um encontro para anunciar que terá o apoio de diversos partidos à sua candidatura. O objetivo do socialista é isolar a candidatura do deputado estadual Sérgio Leite (PT).
Disposto a entrar de frente nas eleições municipais, Yves Ribeiro deverá focar seus esforços para disputar as eleições de 2014. “Tive uma conversa com o governador e acho que podemos sair para deputado federal. O Litoral Norte tem mais de 400 mil eleitores e precisa ser representado”, destacou.
Folha-PE