O samba de João Nogueira Revalorizado

Antônio Assis
0
João Nogueira, carioca do Meier, nascido há 71 anos (falecido há 2000), está tendo sua carreira e obra reavaliadas. Boa parte deste interesse deve-se ao sucesso que vem fazendo seu filho Diogo Nogueira. Sucesso mais de palco do que de execução em rádio. O pai também não chegou a ser tão tocado, mas deixou uma obra consistente, quase toda fora de catálogo.

A empresa Musickeria (leia-se Luiz Calainho, Sergio Baeta, Afonso Carvalho e Diogo Nogueira), lançou um samba book João Nogueira, em duas caixas , com CDs duplos, DVD, Blu-Ray, com seleção de repertório de Diogo Nogueira, e produção do músico Alceu Maia.

Uma constelação gente consagrada e emergente Castro repassa o cancioneiro do sambista carioca: Zeca Pagodinho, Djavan, Beth Carvalho, Marcelo D2, Lenine, Martinho da Vila, Mart´nália, Fundo de Quintal, Alcione, Ivan Lins, Jorge Aragão, Teresa Cristina e Arlindo Cruz, alguns dos nomes.

O Samba book, João Nogueira, é complementado por uma discobiografia, disco e livro, assinado por Luis Fernando Vianna, publicada pela Casa da Palavra. Seria o caso da Universal, EMI e BMG, por onde a discografia do compositor está dispersa, tirassem os álbuns da gaveta e colocasse João Nogueira de volta às lojas. Ele deixou 18 discos e mais de 300 composições.

José Teles
JC Online

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)