Governo Instala Comitê de Combate à Estiagem e Define Primeiras Ações

Antônio Assis
0
Pernambuco é o primeiro estado a instalar o seu Comitê Integrado de Combate à Estiagem na Região do Semiárido. A solenidade de formalização do grupo de trabalho foi realizada nesta segunda-feira (30), no Palácio do Campo das Princesas, e contou com a participação do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.

No Estado, 45 municípios já decretaram situação de emergência por conta da seca. Ao todo, são 13 cidades do Agreste e outras 32 do Sertão que juntas somam uma população de 478 mil habitantes prejudicados. O comitê é composto por 13 integrantes de dez pastas estaduais. Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

No entanto, cabe ao comitê estadual coordenar e monitorar as ações emergenciais de enfrentamento à seca anunciadas pela presidente Dilma Rousseff na última segunda-feira (23), durante reunião com os governadores do Nordeste, em Aracaju, Sergipe. 

Neste primeiro momento, o comitê tem como prioridade fazer um balanço da perda de safra que afetou pequenos agricultores e criadores do Semiárido. “Esses laudos vão dar início ao processo que possibilita aos agricultores receberem os seus seguros e também vai ajudar as cidades com Situação de Emergência decretada a garantir crédito e abastecimento d’água”, explicou o governador.

Para o ministro Fernando Bezerra Coelho, os comitês vão catalisar as ações do Poder público. “A instalação busca a integração das ações dos governos federal, estadual e municipal, para que a gente possa, num esforço comum, atenuar e mitigar os efeitos que são muito grandes, ainda mais para o pequeno agricultor que, sem água, vê o seu rebanho perecer”, disse o ministro.

As outras secretarias envolvidas são: Recursos Hídricos e Energéticos, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Educação, Saúde, Defesa Social, Casa Militar, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e Casa Civil.

Folha-Pe

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)