Das Prévias do PT Surgirá o Mapa de 2014

Antônio Assis
0
Do resultado das prévias do PT, que se realizarão no próximo domingo, surgirá uma nova correlação de forças no cenário político pernambucano com vistas às eleições de 2014. Se o prefeito João da Costa vencer as primárias, irá à reeleição bastante enfraquecido porque não terá o apoio do senador Armando Monteiro nem do deputado federal e seu antecessor, João Paulo.

Armando lançará um candidato alternativo com apoio de mais cinco partidos da Frente Popular, entre eles PSC e PP.

O senador Humberto Costa e o deputado Maurício Rands, na hipótese de vitória do prefeito, estão moralmente obrigados a apoiá-lo, pois seria antidemocrático propor as prévias e depois não acatar o seu resultado. Com relação ao governador Eduardo Campos, Rands declara com todas as letras que ele não está obrigado a dar seu apoio a João da Costa se porventura o prefeito vencer as primárias. O governador se abraçaria o candidato alternativo de Armando ou, então, com a neutralidade.

Tudo isto estará mais claro a partir da próxima segunda-feira quando o governador irá reunir-se com o conselho político do governo para examinar não apenas o caso do Recife, mas também o de Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Cabo, Olinda, Ipojuca, Camaragibe, Igarassu, Paulista, Vitória e Goiana, cidades onde gostaria de eleger o prefeito mas encontra dificuldades dentro da própria Frente Popular. É que o resultado dessas eleições irá influenciar, e muito, o tabuleiro político de 2014.

Inalso Sampaio

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)