Blog do Fernando Rodrigues
Esta será uma semana esquisita e esvaziada em Brasília. A presidente Dilma Rousseff está na Índia. O vice-presidente, Michel Temer, participa de uma reunião sobre segurança nuclear na Coreia do Sul. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, está em Miami (EUA). E o chanceler, Celso Amorim, no Chile.
Sem Dilma nem Temer, o presidente da República interino é o deputado Marco Maia (PT-RS), que deixa a Câmara nas mãos de sua vice, Rose de Freitas (PMDB-ES). Tudo em meio a uma séria crise de relacionamento entre o Planalto e o Congresso.
Na oposição, começa a caminhada agora oficial de José Serra (PSDB) como candidato a prefeito de São Paulo, depois de ganhar as prévias tucanas no domingo (25.mar.2012) com52% dos votos.
Na Índia, Dilma participa de uma cúpula dos Brics (grupo formado por Brasil. Rússia, Índia, China e África do Sul). Na 4ª à noite haverá um jantar de confraternização. A reunião principal será na 5ª feira (29.mar.2012). Nos outros dias, Dilma deve ter reuniões particulares com chefes de Estados presentes. Estará de volta ao Brasil só no fim de semana.
Nesta semana o escândalo do envolvimento de congressistas com o empresário do jogo Carlinhos Cachoeira continuará a ter repercussões. Na 3ª feira, deputados e senadores da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção vão se reunir com o o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para cobrar resultados da investigação sobre as relações de Carlinhos Cachoeira com políticos.
No Congresso, com as ausências de Dilma e de Michel Temer, é improvável que avançem os projetos da Lei Geral da Copa e da reforma do Código Florestal.
A novidade no Congresso será o início da tramitação da Medida Provisória 562, a primeira que terá de seguir as normas definidas pelo Supremo Tribunal Federal: uma comissão mista de deputados e senadores será formada para checar se a MP se enquadra nos critérios de relevância e urgência. A MP 562 foi publicada no Diário Oficial da União na útima quarta-feira (21.mar.2012) e trata do repasse de recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para as instituições comunitárias que atuam na educação rural.
Na 3ª feira, prefeitos de diversas cidades estarão em Brasília para um evento da Frente Nacional de Prefeitos sobre a Lei de Mobilidade Urbana que acontecerá até 5ª feira (29.mar.2012). Essa será uma chance para políticos conversarem sobre eleições, emendas para suas cidades e divisão dos royalties do pré-sal.
Na 4ª feira (28.mar.2012) outro evento em Brasília contará com as presenças de Mais das Graças Foster, presidente da Petrobras, e de Eliana Calmon, corregedora nacional de Justiça. Participarão do seminário “Perfil Profissional da Mulher no Século 21”, da Associação de Mulheres Empreendedoras.
Na 5ª feira (29.mar.2012), o PC do B vai ter 15 minutos de propaganda paga com dinheiro público em rede nacional de TV. São 10 minutos contínuos no horário nobre (das 20h30 às 20h40) e mais 5 minutos divididos em vídeos de 1 minuto ou 30 segundos ao longo do dia.
A 6ª feira (30.mar.2012) deve marcar o retorno de Lula à vida pública após o tratamento contra o câncer. O ex-presidente aparecerá em público em evento de seu instituto sobre regionalização de políticas públicas, em São Paulo.